Rádio: cobertura no Ceará será feita à distância
   16 de julho de 2020   │     17:00  │  0

Charge de locutor de futebol

 

As partidas de futebol estão retornando sob forte protocolo sanitário em meio à pandemia do novo coronavírus. O objetivo é fazer com que não haja aglomerações dentro dos estádios durante os jogos. Com isso, fica proibida a presença de público. Mas também haverá restrições para os outros segmentos que trabalham durante um evento esportivo, como é o caso dos profissionais da imprensa, representando um desafio a mais para a cobertura esportiva.

Na retomada do Campeonato Cearense, os protocolos para a cobertura jornalística dos jogos serão organizados pela Federação Cearense de Futebol (FCF), baseados no Decreto Nº 33.671, publicado no Diário Oficial do Governo do Estado. Será ele que ditará as regras para que o evento ocorra sem perigo de propagação da Covid-19. No estádio, será permitida a presença de, no máximo, 250 pessoas. Dessas, apenas os cinegrafistas estão, a princípio, autorizados a acompanhar os jogos da parte de dentro, pelo lado da imprensa. São eles que, de pontos fixos, vão gerar as imagens das transmissões dos jogos.

De acordo com o decreto assinado pelo governador Camilo Santana (PT), só é possível “permitir apenas o acesso e posicionamento dos profissionais da TV detentora dos direitos de transmissão do Campeonato, do departamento de comunicação da FCF e dos clubes (imprensa) envolvidos na partida”.

Narradores, comentaristas e repórteres, por exemplo, não poderão ir ao estádio. Os profissionais de imprensa receberão as imagens para fazer a cobertura “off tube”, sem presença física nas praças esportivas do Estado.

Da mesma, não serão permitidas entrevistas coletivas pós-jogo, como normalmente se fazia antes da pandemia. Segundo o decreto, “as perguntas (dos jornalistas) serão realizadas pelos assessores de imprensa de cada equipe. Serão recebidas previamente dos jornalistas representantes das emissoras e jornais. Utilizando meios de comunicação como aplicativos, mensagens de texto e ligações para o contato direto com o assessor de imprensa dos clubes”.

O modelo de cobertura tem variado. Na Europa, por exemplo, há coletivas feitas por vídeo-conferência após os jogos ou então com a presença dos repórteres nas cadeiras usando microfone com extensão para captar as respostas dos jogadores, que mantêm o distanciamento social.

Blog com o Diário do Nordeste/CE