STJD mantém pena do Cruzeiro
   13 de junho de 2020   │     0:01  │  0

Arquibancadas do Mineirão se transformaram em praça de guerra© Alexandre Guzanshe/EM D.A Press – Arquibancadas do Mineirão se transformaram em praça de guerra.
O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu manter a punição de três jogos com portões fechados ao Cruzeiro pelos incidentes no duelo diante do Palmeiras. A derrota celeste por 2 a 0, em dezembro de 2019, na última rodada do Campeonato Brasileiro, selou o rebaixamento do clube à Série B e foi cercada de muita confusão nas arquibancadas. 

Como já havia sido punido em última instância pelos incidentes em jogos diante de Atlético e CSA, também pela Série A, o Cruzeiro precisará cumprir cinco jogos com portões fechados. Em um deles, o clube precisará estampar uma faixa nas arquibancadas informando o motivo da decisão. Pelos problemas no duelo diante do Palmeiras, ainda há uma multa de R$ 50 mil.

No julgamento, realizado por videoconferência o presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, chamou atenção ao classificar o episódio no Mineirão como “um dos casos mais graves do século”.

Um dos casos mais graves do século. A postura da diretoria nesse episódio foi lamentável. A tragédia poderia ser maior, mas também poderia ser evitada. A diretoria não pensou nos torcedores e na segurança. Guerra campal e uma partida que não acabou. Fico tranquilo em aplicar essa penalidade. Tragédia anunciada e estava claro para todos nós”, disse Paulo César Salomão Filho.

O Cruzeiro foi punido com base no artigo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê punição aos clubes que “deixarem de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto, invasação ao campo ou lançamento de objetos no campo”

No julgamento o advogado do Cruzeiro, Theotônio Chermont, defendeu que o Tribunal não poderia “condicionar o cumprimento a um belo dia ficarem liberadas o retorno das torcidas aos estádios”. No entanto, a punição deve mesmo ser cumprida apenas após o fim da pandemia de coronavírus.

Blog com Super Esportes

© Gazeta de Alagoas Online Ltda. Todos os direitos reservados.