Esquiva explica mudança para boxe profissional e sonha com UFC
   18 de maio de 2020   │     15:00  │  0

Em 2012, nas Olimpíadas de Londres, o Brasil fez história no boxe ao chegar em uma final e conquistar a prata pela primeira vez. O responsável pelo feito é o vitoriense Esquiva Falcão, registrando na época a melhor campanha brasileira em uma disputa olímpica no esporte.

Muito se esperava que Esquiva fosse para a disputa do ouro na edição seguinte dos Jogos, quando eventualmente lutaria em casa, no Rio de Janeiro. Contudo, o pugilista decidiu mudar o rumo de sua carreira- abandonar o boxe olímpico e passar para o profissional. Na época, a decisão gerou algumas críticas ao capixaba, e poucos entenderam a reviravolta.

© Fornecido por Gazeta Esportiva – Esquiva Falcão.

A diferença entre uma luta e outra é principalmente no quesito das regras. No profissional , sem capacete, os juízes avaliam qual lutador é mais contundente, mostrando domínio do centro do ringue. Nem sempre o que dá mais golpes sai vencedor. Já no boxe olímpico, até então com capacete, é computado cada golpe encaixado. Ao fim da luta, vence quem tem mais pontos, ou golpes acertados.

Antes dos Jogos Olímpicos de 2016, foi anunciada a abolição do uso dos capacetes, medida obrigatória desde as Olimpíadas de 1984, em Los Angeles. A ambição de Esquiva já tinha pelo menos uma justificativa.

“Depois que eu ganhei a medalha, recebi várias propostas. Com a notícia que o boxe o olímpico não ia ter mais capacete, já tinha uma deixa. Se não vai ter mais a proteção, vou para o profissional. O sonho de todo atleta é conquistar uma medalha olímpica e eu já tinha conquistado. Então parti para conquistar um cinturão mundial. Falei com a minha família e eles concordaram”, revelou em bate-papo exclusivo com a Gazeta Esportiva.

“Esporte olímpico é medalha, uma glória nacional, já o esporte profissional é dinheiro. Disputar as Olimpíadas é apenas uma vez. Se for e ganhar é ótimo, mas se não ganhar, vai para o profissional, é melhor financeiramente”, completou.

Vitorioso em sua essência, o boxeador novamente teve sucesso. Desde 2014, quando estreou no boxe profissional, Esquiva Falcão ostenta o invejável cartel de 25 lutas e 25 vitórias, sendo 18 por nocaute. Atual número três do mundo dos pesos-médios, o lutador já vê o cinturão, sua maior ambição, de perto.

Blog com Gazeta Esportiva