Parabéns à F1! – Fórmula 1 completa 70 anos
   16 de maio de 2020   │     0:01  │  0

Parabéns à F1! Fórmula 1 completa 70 anos© Foto: DivulgaçãoParabéns à F1! Fórmula 1 completa 70 anos.
Viva a setentona!Exatamente 70 anos atrás, 21 malucos alinhavam em uma pista montada alguns anos antes onde era uma pista de pouso da Força Aérea Britânica e começaram oficialmente uma odisseia. Corridas existiam há muito e o objetivo de criar uma categoria que juntasse o mais alto nível da engenharia com o de pilotagem já existia. 

Um ensaio aconteceu nas décadas de 20 e 30. Nomes com Rosemeyer e Nuvolari e marcas como Mercedes, Alfa Romeo e a Auto Union (que nada mais é do que a atual Audi) batiam ponto e marcavam seu nome na história. Este foi um embrião da F1 que temos hoje.

A Segunda Guerra acabou por segurar o desenvolvimento de tudo, pois o epicentro de tudo, a Europa, foi extremamente atingida. Em 1946, as corridas voltaram seguindo as regras do pré-guerra. No ano seguinte, a FIA foi fundada e aí desenhada o que seria a Formula A ou 1. Em 1949, foi anunciado o campeonato a partir de 1950.

Se pegarmos hoje friamente, as únicas coisas em comum com o início são carros com quatro rodas, pilotados por uma pessoa, empurrados por um motor e que disputam uma corrida em um circuito pré-definido. Fora isso, se tornou de uma coisa quase idílica para um negócio de bilhões de dólares de alcance mundial.

A partir daqui, não falarei sobre aspectos técnicos e grandes nomes. Agora, vai ser um relato pessoal.

Corrida de carros é algo que fica complicado de explicar. Qual é a graça de ficar vendo carrinhos dando voltas por 2 horas? Ainda mais em um momento em que se alega ser um amontoado de tecnologia e que a imagem do automóvel diante da sociedade vem se transformando dramaticamente.

Mesmo sendo um esporte (embora muita gente com certa razão questione se realmente é), você tem a experiência sensorial e todos os elementos que atraem o ser humano: raiva, suspense, drama, vitória, derrota, emoção… Desde as cavernas, quando nossos ancestrais ainda ficavam se divertindo com pinturas nas paredes, tudo que envolve isso chama a atenção.

A F1 foi a porta de entrada de tantos fãs no automobilismo e criou um ecossistema impressionante, com milhares de pessoas vivendo disso. Seja trabalhando diretamente na pista, mas cobrindo e contando histórias. Narrativas de superação, de derrotas, vitórias e construção de heróis e vilões.

Este é o grande barato da situação. Este gigante passou por tantas crises e aventuras e é de se impressionar como a F1 chegou aos 70 anos. E a festa terá que ser do modo atual, exigido pela pandemia: à distância, sem criar aglomeração e pensando em se vai realmente conseguir fazer alguma coisa este ano.

Um brinde à F1. Nossa paixão comum. Que nos faz ler, ficar acordados para ver corridas, xingar piloto, vibrar como se não houvesse amanhã com uma vitória, quebrar o pau nas redes sociais para defender seus pontos de vista, conhecer pessoas sensacionais e até ter cara dura de colocar suas opiniões para os outros verem….

Mesmo neste momento de incerteza tanto no presente quanto ao futuro, é hora de comemorar. Espero que em breve possamos realmente ter carros na pista. E olhemos toda a história construída. Pois apesar de ser o máximo da tecnologia e ter toda a frieza do business, são seres humanos que construíram e constroem esta história. Parabéns à F1.

Blog com Fórmula/Mania

© Gazeta de Alagoas Online Ltda. Todos os direitos reservados.