Médico da Ponte Preta diz que volta do futebol está distante
   23 de abril de 2020   │     10:00  │  0

Se depender das projeções de Roberto Nishimura, a bola ainda vai levar certo tempo para voltar a rolar no país.

Na visão do Diretor Médico da Ponte Preta, em entrevista à Rádio Bandeirantes de Campinas, a retomada do futebol, especialmente o Campeonato Paulista, ainda é um cenário muito distante da realidade, marcada pela expansão exponencial do novo coronavírus.

Nishimura não confia em retomada do futebol a curto prazo

Nishimura não confia em retomada do futebol a curto prazo

 

“Sem dúvidas, é muito distante para falar em retorno do futebol neste momento. A gente tem prioridades. Em pouco tempo, não acredito que o futebol volte, porque não há teste para todo mundo. A prioridade é de testar aquele enfermeiro e aquele médico que está lá na porta do Ponto Socorro, atendendo o pessoal”, opinou Nishimura.

“Então parte de uma questão estrutural. Então pensar que vai voltar daqui X dias… se nós tivermos milhões de testes disponíveis, tudo bem. A epidemia está sob controle? Não, não está sob controle, né, principalmente porque, ouvindo o novo Ministro da Saúde, nós precisamos testar e precisamos de dados”, emendou.

INSUFICIENTE

Nishimura reiterou a necessidade de testes rápidos para o Covid-19 como forma de manter a segurança geral das pessoas envolvidas nos eventos esportivos.

“Quais são os dados que nós temos hoje? Testes em pacientes graves e testes em pacientes internados. Com esses dados, nós conseguimos ter uma segurança na hora de flexibilizar. Pensar em curto prazo (reinício do futebol), não. Nós não temos testes ainda. Em curto prazo, eu não acredito, não. Nós temos, assim, em 20 dias o dobro do número de casos. Se a gente for ver a curva de crescimento…”, analisou.

“Existem projeções que dobrariam a cada três dias, dobraria a cada sete dias, dobraria a cada 20 dias e o pico seria agora no final de março e começo de abril e agora o pico é em meio. Então está achatando a curva? Provavelmente, sim. Assim, há muita incerteza. Para tomada de decisão, precisamos ter dados mais realistas e mais consistentes”, finalizou.

Blog com Futebol Interior