Barcelona terá vários jogos sem torcedores
   22 de abril de 2020   │     20:50  │  0

O Barcelina começou a se preparar para os efeitos econômicos que serão causados pela pandemia de coronavírus com a intenção de se antecipar e minimizar ou evitar maiores prejuízos.

De acordo com o jornal “La Vanguardia”, a diretoria catalã elaborou estudos e projeções com entidades financeiras, desde estudos básicos, e realistas, até outros “otimistas demais”.

O cenário “básico” leva em conta que todas as competições se deem por encerradas e a abertura do mercado de transferências no próximo dia 15 de agosto para que a próxima temporada da liga tenha início no dia 15 de setembro de 2020.

O que chama a atenção neste plano é que projetam que nenhuma partida será realizada com torcida no Camp Nou até fevereiro de 2021. Ou seja, portões fechados por 10 meses é o “básico”.

O cenário “otimista” seria conseguir realizar todas as 11 partidas restantes de LaLiga. O reagendamento dos jogos, preservando a saúde dos jogadores, seria a partir do próximo dia 15 de junho e disputada até 15 de agosto. Neste caso também seriam vetadas as entradas de torcedores no estádio e o mercado se abriria no mesmo dia, 15 de agosto.

No entanto, no plano otimista, se imagina que a abertura dos portões para os torcedores seria a partir do dia 15 de novembro deste ano, muito antes do que no primeiro. O início da próxima temporada (2020/2021) não seria modificado nesta segunda hipótese, e teria início em 15 de setembro.

Algo presente em ambos os cenários planejados é a enfatização da incerteza dos próximos meses e o desafio que o clube terá pela frente para sair “bem economicamente“. A análise indica “tendência de um mercado com muitas mudanças” e o clube se prepara para “superar a crise mundial” para “se manter na posição de competitividade em comparação a outros clubes”.

O jornal destaca que, neste momento, o torcedor (principal consumidor) estará inserido na “transformação” que os clubes terão que passar por decisões como essa para “conseguir sobreviver”. Neste caso, é esperado que “se aumente o consumo digital”.

Blog com ESPN