Especialista sugere máscaras para os jogadores
   19 de abril de 2020   │     15:00  │  0

 

Em protesto, Renato Gaúcho usa máscara antes da partida do Grêmio contra o São Luiz© Dudu Contursi/UAI Foto/Gazeta Press. Em protesto, Renato Gaúcho usa máscara antes da partida do Grêmio contra o São Luiz.
 

Ainda é muito incerto que as competições de futebol poderão retornar para concluir a temporada vigente, mas, voltando ou não, o influente virologista belga Marc van Ranst é favorável que os jogadores atuem com máscaras contra a COVID-19.

“É uma opção”, disse o virologista ao jornal francês “Le Soir”. “É claro que não com máscaras cirúrgicas, que são totalmente inadequadas. Na Internet, existem máscaras antipoluição que podem ser usadas por jogadores de futebol ou ciclistas. São máscaras mais confortáveis”.

Ranst ganhou relevância após a liga da Bélgica o convidar para atuar como consultor durante a quarentena pelo novo coronavírus. Ele sugeriu que a competição fosse encerrada da forma como estava, fazendo a liga decretar o Brugge campeão antecipado.

Foi a primeira competição na Europa a tomar tal altitude. O campeonato foi paralisado quando o Brugge liderava com vantagem de 15 pontos no topo da classificação. Faltava uma rodada para a fase de classificação se encerrada. Depois teriam início os playoffs.

Ranst atraiu os olhares da Uefa a partir de então. O currículo dele tem muita força. O virologista é também professor da Universidade de Lovaina e palestrante com reconhecimento internacional.

“Tenho a impressão de que a Uefa já está começando a ver que jogar futebol não é mais possível nesta temporada. Temos que ser honestos: grandes eventos como jogos de futebol ou festivais de música estarão entre as últimas coisas que permitimos novamente”.

A sugestão de fazer os jogadores atuarem de máscara é incomum no futebol, embora no Brasil, uma rodada antes do início oficial da quarentena, o time do Grêmio entrou em campo com máscara para a partida contra o São Luiz pelo Campeonato Gaúcho em protesto contra a federação e a prefeitura. Vale lembrar que muitos dirigentes do time foram infectados pela CONVID-19, como o presidente Romildo Bozan, que ainda encontra-se em fase de recuperação.

Blog com ESPN

© Gazeta de Alagoas Online Ltda. Todos os direitos reservados.