Conmebol vai esticar eliminatória Sul-Americana
   29 de março de 2020   │     19:00  │  0

Conmebol já planeja esticar a disputa da eliminatória sul-americana para a Copa do Mundo até abril de 2022, data em que a Fifa tem como plano fazer o sorteio das chaves.

“Pedimos a suspensão das datas [da eliminatória] em março e pedimos para usar as datas de abril de 2022, que coincidiria, me desculpe se não estou totalmente preciso, com a repescagem ou com o pré sorteio da Copa”, disse Alejandro Domínguez para a SNTV, na última quinta-feira.

“Então a ideia é que eles nos permitam isso, e façam o calendário mais flexível, para que eventualmente a Conmebol possa estender as Eliminatórias, se necessário”, disse.

Domínguez disse que é prioridade de todo o dirigente de futebol ajudar os clubes e os jogadores nesse momento em que a incerteza causada pela pandemia do coronavírus obrigou uma quarentena mundial. Muitos campeonatos nem sequer sabem se serão concluídos.

“Surpreendeu-me um pouco as palavras do presidente [da Fifa, Gianni] Infantino. Não é hora de falar de planos. Agora temos que falar da importância do momento que vivemos, como ajudar, apoiar jogadores, clubes e membros da associação. Como priorizar a saúde sobre a política”, disse.

“O momento é inoportuno. Ele nunca falou suas ideias para nós. Em particular, se necessário, seria importante para ele falar as ideias, mas não é a hora falar do futuro, porque em qualquer caso é um debate que deve ter lugar por muito tempo”, acrescentou.

O mandatário usou como exemplo medidas inéditas no continente. Ele liberou o pagamento antecipado das cotas de televisão pela transmissão das partidas da fase de grupos do torneio.

“Entendemos que estamos fazendo um controle que nos permite hoje, ter o dinheiro e o fluxo necessário. Parece importante para nós transferir esse dinheiro, mesmo que a fase não tenha terminado. Estamos na fase de grupos da Copa Libertadores e da [fase inicial da] Copa Sul-Americana, e acreditamos que é uma oportunidade para adiantar o dinheiro”, explicou.

“Estamos falando de $65 milhões [R$ 326 milhões], o que representa 60% dos valores de participação nessa fase. Acreditamos que é apropriado, uma demonstração de apoio e prioridades.”

A Conmebol suspendou no início da semana passada todos os jogos previstos para a terceira rodada da Copa Libertadores e também pela as partidas da segunda fase da Copa Sul-Americana.

Blog com ESPN