Virologista diz que o Futebol só retorna em 2021
   25 de março de 2020   │     0:03  │  0

Dos 215 países filiados à Fifa, 165 paralisaram suas competições e 52 mantêm a bola rolando, a maioria na África, o continente menos atingido pelo novo coronavírus. Em meio à pandemia, os cartolas tentam agendar na marra a volta das competições. Na contramão, um badalado virologista alemão recomenda que a indústria do futebol só volte ao batente em 2021.

Jonas Schmidt-Chanasit, 40 anos, é professor de Arbovirologia na Universidade de Hamburgo e diretor adjunto do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para Arbovírus e referência em Febre Homorrágica no Instituto Bernhard Nocht de Medicina Tropical. Casado e pai de um filho, Jonas lidera grupos de trabalho sobre vírus emergentes e reemergentes, como Ebola, Borna, Zika, Usutu, entre outros. Um dos focos são os vírus transmitidos por mosquitos. Investiga a interação do Arbovírus e seus vetores e tem mais de 200 artigos publicados em publicações especializadas como New England of Medicine e The Lancet.

“Não é realista pensar que esta temporada (2019/2020) possa terminar, basta verificar qual é a situação em toda a Europa e ainda aquilo que está para vir. Nesse sentido, não há previsão de que o futebol possa recomeçar. Só no início do próximo ano, no mínimo”, avaliou Jonas Schmidt-Chanasit em entrevista ao canal de tevê NDR, com uma alfinetada à Uefa.

Blog com Super Esportes