Futebol em Pernambuco tem prazo para recomeçar
   22 de março de 2020   │     21:00  │  0

Segundo Evandro Carvalho, após situação se normalizar, clubes devem voltar a campo em, no máximo, três dias.

(Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto)
Com o coronavírus se espalhando por todo o País, ainda não há qualquer previsão de quando o calendário do futebol brasileiro será retomado. Estão paralisadas competições como Copa do Brasil, Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano. No entanto, assim que pandemia for controlada, a tendência é que os jogos sejam reiniciados de imediato, sem maior tempo de preparação das equipes, de acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho.
Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o dirigente afirmou que a tendência é que, assim que a situação for normalizada, em até três dias as equipes voltarão a campo. Sem tempo, por exemplo, para uma intertemporada para recondicionamento físicos dos jogadores.
“Todos os clubes até agora se posicionaram para iniciar de imediato. Nenhum pediu isso (intertemporada). Eles estão preparados, em condicionamento. Em 48 ou 72 horas estarão prontos para jogar”, alegou Evandro.
Questionado se a paralisação das competições dure por mais alguns meses, Evandro manteve o raciocínio. “Os atletas têm condicionamento, medicações, vitaminas e estão fazendo exercícios em casa. Nenhum clube manifestou preocupação com isso. Entre 48 e 72 horas estarão todos condicionados”, reforçou o cartola.
No entanto, os profissionais do departamento físico dos clubes vão no sentido oposto. “Um atleta parado há mais de 15 dias precisa reprogramar as suas atividades físicas. Envolve mais tempo para retomar as competições e entendo que seja coerente para as federações quando remarcar os campeonatos, não informar apenas com 15 dias para a preparação. Isso seria um absurdo. Seria prejudicial. Teríamos que ter um cuidado e uma demanda de tempo maior para voltarem de forma segura, para desempenhar o seu trabalho com segurança e num bom desempenho. A segurança do atleta em primeiro lugar e depois o desempenho de cada um”, cobrou Walter Grassmann, do Náutico.
Até mesmo dirigentes já começaram a cobrar um tempo maior de preparação, antes das competições serem retomadas. O que vai de encontro ao dito por Evandro Carvalho. Um deles, o diretor de futebol do Sport, Nelo Campos.
“Tentaremos junto aos órgãos para que no recomeço tenha uma pré-temporada de no mínimo dez dias para que o espetáculo seja o melhor. Se for mais de 15 dias parados, vamos ver se conseguimos pelo menos 15 dias, uma intertemporada”, afirmou o dirigente rubro-negro.
Blog com Super Esportes