Fifa define datas para Copa América e Eurocopa
   19 de março de 2020   │     17:00  │  0

Fifa confirmou o adiamento da Copa América e da Eurocopa para 2021. As duas competições, antes previstas para este ano, serão disputadas entre 11 de junho e 11 de julho do ano que vem em função da pandemia do coronavírus. A decisão já havia sido adiantada no dia anterior, mas o Bureau do Conselho da Fifa ratificou a decisão em reunião por videoconferência na tarde passada.

Além de incluir as competições no calendário do próximo ano, a entidade máxima do futebol definiu que só vai reagendar o novo Mundial de Clubes no futuro. Inicialmente, o torneio de novo formato seria disputado na China em meados de 2021.

“Essa situação excepcional requer medidas e decisões excepcionais. Essa crise impacta todo o mundo e é por isso que as soluções precisam levar em conta o interesse de todos os envolvidos. Nós mostramos mais uma vez o espírito de cooperação, solidariedade e unidade”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

“Gostaria de agradecer a todos os presidentes de confederações pelas contribuições positivas e pelos esforços. Conto com o apoio de toda a comunidade do futebol”, acrescentou.

Outros pontos também foram discutidos na videoconferência. A Fifa decidiu criar uma força de trabalho entre as confederações para monitorar a situação em cada continente, e vai avaliar a necessidade de possíveis emendas ou alterações temporárias ao regulamento de transferências de atletas.

Um possível suporte financeiro a integrantes da comunidade do futebol também será averiguado.

A entidade ainda decidiu pela doação de 10 milhões de dólares (R$ 51,3 milhões) para o fundo de resposta ao vírus da Covid-19, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Blog com ESPN