Champions pode ser finalizada em datas da Eurocopa
   19 de março de 2020   │     12:20  │  0

Uma suspensão “até nova ordem”, mas com o objetivo de “terminar a temporada”: a Liga dos Campeões terá a oportunidade de ser disputada até o fim, apesar da pandemia de coronavírus, após a liberação de datas com o adiamento da Eurocopa de 2020 para 2021.

De acordo com a Uefa, foi criado um grupo de trabalho com a participação das ligas e dos representantes dos clubes para examinar soluções em relação ao calendário que devem permitir a conclusão da temporada atual.

O objetivo da confederação é aproveitar as datas disponíveis pelo adiamento da Eurocopa, programada para ocorrer de 12 de junho a 12 de julho deste ano, para que a Liga dos Campeões e a Liga Europa cheguem ao fim, assim como os campeonatos nacionais, atualmente suspensos devido ao coronavírus.

Favorável ao adiamento, a muito influente Associação de Clubes Europeus (ECA) anunciou que estava participando “ativamente com cuidado e total compromisso no grupo de trabalho coordenado pela Uefa”.

Um formato diferente?

Este grupo deve “desenvolver e modelar os aspectos práticos da gestão do calendário com o objetivo de maximizar as opções para concluir os jogos restantes da temporada 2019-2020”, acrescentou o ECA.

Se a Champions e a Liga Europa terminarem, as dúvidas permanecem quanto ao modelo: o formato clássico da partida de ida e volta ou um novo resultado com um torneio de eliminação direta em campo neutro, como sugeriram algumas pessoas influentes do meio.

Desde o anúncio do adiamento das oitavas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa, a Uefa tem um problema nas mãos: encontrar datas para a reta final das duas.

Champions, mais rentável que a Eurocopa

Quatro equipes chegaram às quartas de final da Liga dos Campeões; PSG e Atalanta – que jogaram o jogo de volta das oitavas de final com portões fechados – Atlético de Madrid e Leipzig. Ainda precisam ser disputados Barcelona x Napoli, Bayern x Chelsea, Manchester City x Real Madrid e Juventus x Lyon.

Outro adiamento vai contribuir para que a Liga dos Campeões seja disputada até o fim. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), em cooperação com a Uefa, anunciou que estava adiando a edição de 2020, prevista para junho e julho na Colômbia e na Argentina, para 2021.

Isso evitará que muitos jogadores da América do Sul, começando com o seis vezes vencedor da Bola de Ouro, Lionel Messi, precisem abandonar a principal competição de clubes da Europa para acompanhar suas seleções.

Com estes movimentos, a Uefa mantém a Liga dos Campeões, a competição mais rentável que ela organiza (a Euro 2016 gerou 1,9 bilhão de euros em faturamento). A Champions, uma máquina de ganhar dinheiro, juntamente com a Liga Europa e a Supercopa de Clubes, deve gerar 3,25 bilhões de euros em “receita comercial bruta” nesta temporada, segundo a Uefa.

Blog com A TARDE