Ronaldinho vai completar 40 anos na prisão
   19 de março de 2020   │     21:00  │  0

Ronaldinho Gaúcho vai completar 40 anos no próximo sábado reverenciado como um dos maiores jogadores da história, mas em uma situação completamente insólita: preso.

O pentacampeão mundial e duas vezes melhor do mundo está detido na Agrupación Especializada, presídio de segurança máxima em Assunção, desde 6 de março ao lado seu irmão Roberto Assis por ter entrado no Paraguai com cédula de identidade e passaporte falsos.

A defesa do ex-jogador já teve três pedidos de apelação negados pela Justiça paraguaia (o que poderia transferi-lo para uma prisão domiciliar ou até mesmo determinar sua soltura) e com apenas quatro dias pela frente para que um “fato novo” aconteça a possibilidade é grande de que ele faça aniversário atrás das grades.

ESPN apurou que os advogados do “Bruxo”, por enquanto, não entraram com nova revisão de medidas. Além disso, nesta terça-feira, começou a perícia dos cinco celulares de alguns dos detidos no caso (como os de, por exemplo, Assis e Wilmondes Sousa Lira, empresário que teria intermediado a confecção dos documentos adulterados).

A inspeção pode durar até 15 dias úteis – ou seja, três semanas corridas -, e a reportagem ouviu de fonte do Ministério Público do Paraguai que dificilmente haverá produção de novas provas ainda nesta semana.

Até mesmo se a empresária Dalia López, responsável por levar Ronaldinho ao Paraguai há duas semanas, finalmente aparecer para prestar depoimento perante um juiz nesta quarta, dificilmente o craque conseguiria ter liberdade, mesmo que provisória, para celebrar os 40 anos.

Dalia López está com ordem de detenção desde o dia 7 de março e tenta desde então não comparecer à audiência desta quarta – seus advogados dizem que problemas de saúde (como diabetes e hipertensão) além da pandemia de coronavírus deixam a empresária exposta.

A reportagem apurou que Ronaldinho Gaúcho não está entre os principais alvos da investigação que envolveria inclusive lavagem de dinheiro, mas por ter cometido o crime de entrar no Paraguai com documentos falsos seria uma questão de “soberania nacional” mantê-lo detido até que todo o processo continue – o que pode durar seis meses.

Assim, o jogador que levou magia aos gramados no século XXI pode passar o seu aniversário de 40 anos preso na capital paraguaia.

Blog com ESPN