Jogos do Fla no Carioca fazem o rádio ser redescoberto
   5 de fevereiro de 2020   │     0:05  │  0

Santa Cruz não abandona seu rádio há três décadas

Santa Cruz não abandona seu rádio há três décadas (Foto: Gabriel de Paiva / Gabriel de Paiva)

De seus 64 anos, há 30 Antônio Ramos Brandão — o Santa Cruz — não abre mão do radinho de pilha. Seja no Maracanã, seja em frente à televisão (sem som), o Motoradio o acompanha.

— Eu gosto porque ele narra o gol antes da TV — explica o tradicional torcedor do Flamengo e funcionário da loja do clube, na Gávea.

Com o avanço tecnológico dos canais de comunicação, o hábito de ouvir jogos no rádio ficou fadado a um nicho, formado principalmente por pessoas da faixa etária do geraldino. Só que, sem televisionamento, as partidas do Flamengo no Carioca — como a desta segunda, às 20h, contra o Resende, no Maracanã — fizeram ele ser descoberto por uma geração que nasceu com a internet já estabelecida. Aos 16, o carioca Rafael Krapp se encantou com a narração de Luís Penido, da Rádio Globo.

— Passei até a ver na internet os melhores momentos da final da Libertadores com a narração do “Penidão”. Gosto de sentir emoção. Fico até com medo de sair outro gol do River Plate— brinca o rubro-negro.

Krapp pode ser considerado um torcedor à moda antiga. Gosta de colecionar páginas de jornal que retratam vitórias do Flamengo e escuta os jogos num rádio que lembra o de Santa Cruz. Mas seus hábitos “retrô” param por aí. Até 2018, ele mantinha com amigos um canal no YouTube para comentar partidas e outros assuntos relacionados ao clube. O momento de maior sucesso foi a transmissão do foguetório em frente ao hotel do Independiente-ARG na véspera da decisão da Copa Sul-americana de 2017.

Reconhecido pelos jovens no Maracanã, Santa Cruz vê com bons olhos a aproximação deste público com o rádio. Mas sabe que, quando a concorrência da TV voltar, a popularidade de seu companheiro de três décadas retornará ao patamar tradicional.

— Eu sou da era do rádio, né? Todo dia escuto as notícias. Eles, não.

Blog com EXTRA