Marcelo Cabo sai em defesa dos batedores de falta
   19 de janeiro de 2020   │     10:30  │  1

Resultado de imagem para gols de faLTA

O argentino Messi, do Barcelona, é um dos mais completos batedores de falta na atualidade (Foto: Torcedores.com)

Os gols de falta têm se tornado cada vez mais raros no futebol moderno. A dificuldade é tão grande que até mesmo a seleção brasileira passou mais de cinco anos no jejum desse tipo de gol. Mas, enfim, o que está acontecendo com os batedores? Tá faltando qualidade?

Técnico do CRB, Marcelo Cabo falou abertamente sobre o tema nesta semana. Durante entrevista coletiva no Ninho do Galo, o treinador disse que o tema é tão relevante que chegou a ser assunto debatido nos mais modernos cursos da Confederação Brasileira de Futebol.

Hoje falam muito que não existem mais bons cobradores de falta. Existem sim! Mas o futebol mudou.

– A média de altura dos jogadores subiu bastante da década de 1970, 1980 pra cá. Antigamente, você tinha jogadores de linha de 1,60m, 1,70m, o maior era 1,80m. Hoje, a média de altura dos nossos zagueiros é de 1,90m. A altura da barreira saiu de 1,70m para 1,90. Os nossos goleiros naquela época tinham entre 1,70m e 1,80m. Hoje, os nossos goleiros têm entre 1,85m e 1,95m. Então aumentou a barreira, aumentou a envergadura dos nossos goleiros… Hoje, o goleiro dá duas passadas lateral e chega na bola.

Para o técnico do CRB, além da questão física dos atletas, existem outros fatores que dificultam a vida dos batedores.

– Não é que não existem bons cobradores. É que o estudo, a performance… Eu treino a minha barreira defensiva. Hoje também é muito globalizado. Hoje você pega o adversário e o meu preparador de goleiros estuda os batedores do adversário todinhos. Nas décadas de 1970, 1980 e 1990, você não tinha essa oportunidade. Você estudava o Zico, o Mendonça, o Ailton Lira, um Pita, um Zenon… Mas e os outros bons cobradores? Você não tinha porque não tinha imagens deles – frisou o treinador.

– Então o futebol também evoluiu nesse aspecto. Não é a falta de qualidade dos jogadores, mas a tecnologia e o próprio perfil de cada atleta melhoraram muito para bloquear essa situação que era usual dos adversários fazerem gols.

Blog com Globo Esporte/AL

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jose maria barbosa avila

    Que Treinador mais obtuso esse Marcelo Cabo. Não tem batedores de faltas porque eles não treinam mais faltas após os treinos, como Zico, Dinamite, Nelinho, o melhor de todos, Rivelino e outras dezenas que treinavam à exaustão. Aliás, não só batedores de faltas há carências, mas todos os fundamentos, como passes, cabeceios, trivelas e Treinadores interessados hoje em dia em aproveitar o tempo livre para ajudar , como Telê, Zagalo, Osvaldo Brandão.

Comments are closed.