Milésimo gol do Rei é lembrado
   17 de novembro de 2019   │     21:00  │  0

O mais lembrado dos 1.279 gols de Pelé é, provavelmente, o milésimo, que ocorreu em vitória por 2 a 1 do Santos sobre o Vasco —para desespero do goleiro argentino Andrada, que socava o gramado do Maracanã, com raiva, enquanto o camisa 10 santista celebrava a marca.

Na próxima terça-feira (19), o feito completa 50 anos e ganha uma homenagem organizada pelo Museu do Futebol, nas dependências do estádio do Pacaembu, em São Paulo, que ficará em cartaz até 1º de dezembro.

Ocupando a sala Osmar Santos, a principal atração da mostra intitulada “Pelé Mil Gols” são cem charges de JC Lobo, cartunista de Santos (SP), falecido em 2016, que acompanhou a carreira do ex-jogador. Ele publicou seus trabalhos em veículos como A Tribuna, Cidade de Santos e Gazeta Esportiva.

Os visitantes também podem ver uma reprodução da camisa 10 do Santos que o ex-atleta usava na ocasião do milésimo gol, feita com o mesmo material e peso da camisa original.

Entre as obras em vídeo, haverá a exibição da série documental “Memórias do Milésimo”, veiculada pela ESPN Brasil, e uma produção inédita que mostra a cobertura jornalística de diferentes cidades nas quais Pelé jogou após seu 999º tento, refazendo a trajetória até o gol mil.

Ainda por ocasião da exposição, no dia da inauguração, às 19h, o local receberá o lançamento de uma tiragem comemorativa do livro “As Joias do Rei Pelé”, do jornalista Celso de Campos Jr. Na sequência, haverá sessão de autógrafos e bate-papo com o autor e o jornalista Alberto Helena Jr.

As visitas educativas ao Museu do Futebol e ao estádio do Pacaembu que ocorrem nos dias 23, 24 e 30/11 e 1º/12 terão ainda um roteiro temático dedicado à presença de Pelé no acervo.(FolhaPress SNG)

PELÉ MIL GOLS: Onde: Estádio do Pacaembu – Museu do Futebol – Pça. Charles Miller, s/ nº, Pacaembu, região central, São Paulo, tel. 3664-3848 / Quando: ter. a dom.: 9h às 17h. Abertura: ter. (19) / Quanto: R$ 20

 

Blog com Folhapress