CBF desafia clubes brasileiros com convocações para Seleções
   20 de setembro de 2019   │     15:40  │  0

No dia em que três Seleções brasileiras foram convocadas para compromissos diversos, fica no ar a impressão de que a CBF dá aval ao esvaziamento da principal competição do País, organizada pela própria entidade. Talvez isso explique porque o técnico Tite, por exemplo, mudou seu critério da convocação anterior – de chamar no máximo um jogador por clube do País – e agora resolveu relacionar dois atletas do Flamengo e outros dois do Grêmio, para amistosos com Senegal (dia 10 de outubro) e Nigéria (dia 13).

Ao expor esses atletas – Rodrigo Caio e Gabigol, do time carioca, e Matheus Henrique e Éverton Cebolinha pelos gaúchos – a uma longa e desgastante viagem para Cingapura, local dos amistosos, Tite desconsiderou que Flamengo e Grêmio vão decidir, ainda em outubro, uma vaga à final da Libertadores.

Além disso, sua decisão vai desfalcar esses times por duas rodadas do Campeonato Brasileiro, do qual o Flamengo é o líder e o Grêmio tenta se aproximar dos primeiros para garantir sua presença na Libertadores de 2020, caso não conquiste o título desta competição neste ano.

“É desafiador. Procuro ter bom senso e olhar todos os lados. Tem uma lógica, que é não prejudicar ninguém”, declarou na maior cara de pau o técnico Tite.

Ainda na seleção principal, Weverton (Palmeiras), Santos (Athletico-PR) e Daniel Alves (São Paulo) estão na lista de Tite para enfrentar as duas equipes africanas.

Até mesmo o fuso horário de 11 horas de diferença de Cingapura, na Ásia, para Brasília, não foi suficiente para demover a comissão técnica a poupar alguns jogadores dos dois próximos amistosos da equipe contra Senegal (dia 10 de outubro) e Nigéria (dia 13).

O ranking da Fifa dá uma ideia exata do quanto o futebol é insignificante naquele país: Cingapura ocupa a 157ª posição na escala das seleções.

Para desvendar a saga de alguns dos convocados para esses dois amistosos, basta conferir a logística elaborada pela comissão técnica da Seleção. Os jogadores que atuarem no sábado (5 de outubro) pelo Brasileiro, vão viajar na madrugada seguinte para Cingapura. Os que estiverem com seus clubes no domingo (6), fazem o mesmo horas depois.

A viagem vai levar, em média, entre 22 e 24 horas e será mais desgastante ainda para Gabigol e Rodrigo Caio, se escalados para o jogo do Flamengo com a Chapecoense, no domingo, às 11 horas, em Chapecó.

Quem estava no auditório da CBF, no Rio, também presenciou a convocação da seleção olímpica, que vai fazer dois amistosos, em outubro (dia 10, com a Venezuela, e dia 14, contra o Japão), ambos em Recife.

Vários jogadores da lista do técnico André Jardine são muito importantes para seus clubes e vão desfalcá-los por pelo menos uma rodada do Brasileiro: Caio Henrique e Allan (Fluminense), Bruno Guimarães (Athletico-PR), Felipe Jonatan (Santos), Pedrinho (Corinthians), Antony (São Paulo) e Bruno Fuchs (Internacional). O grupo também vai contar como goleiro Guga, do Atlético-MG.

Antes de Tite anunciar os 23 convocados, o técnico da Seleção Sub-17, Guilherme Dalla, divulgou os nomes dos jogadores que vão disputar o mundial da categoria, a partir de outubro, no Brasil. Na relação dele, constam, entre outros, Talles Magno, do Vasco, e Reinier, do Flamengo. Os dois vêm sendo aproveitados no Brasileiro e vão ficar fora dos seus clubes por dez rodadas do campeonato.

Blog com Terra Esportes