Rodada da Copa do Brasil teve erros nos 4 jogos
   18 de julho de 2019   │     20:00  │  3

Segundo Sandro Meira Ricci, é necessário voltar o foco ao árbitro de campo, que está sem naturalidade ou autoridade com os holofotes concentrados no VAR.

A rodada de quarta-feira da Copa do Brasil teve quatro jogos difíceis, com atuações abaixo da média.

Todos os árbitros escalados são conceituados, sendo dois deles da Fifa: Wilton Sampaio (GO), em Flamengo x Athletico-PR; e Braulio Machado (SC) no Bahia x Grêmio. E os outros dois têm experiência e capacidade de atuar em grandes jogos: Flavio de Souza (SP) no Atlético MG x Cruzeiro; e Rafael Traci no Internacional x Palmeiras.

Foram quatro erros claros em quatro jogos, sem contar os erros em que o VAR se omitiu e outros em que o VAR não pôde chamar o árbitro porque não estão previstos no protocolo.

Nunca existiu tanta polêmica no futebol brasileiro como agora, depois da implantação do VAR.

Durante a Copa América, a CBF aproveitou a parada dos campeonatos para habilitar mais árbitros de vídeo, preparando-se para os erros que ainda estão por vir, já que não existe treinamento continuado para os árbitros de campo. O foco do treinamento precisa voltar a ser o árbitro de campo! Ele precisa urgentemente voltar a apitar o jogo com naturalidade, autoridade, personalidade e comando, inclusive da cabine do VAR.

Arivaldo Maia e Sandro Meira Ricci/ Globo Esporte

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Nelson

    O segundo gol do internacional anulado foi uma aberração !!!
    Os Juízes estão fazendo um papel ridículo depois do VAR. O VAR não anula gol nenhum…ele apenas sugere ao Juiz uma revisão no lance, mas os árbitros estão com mêdo de assumir sua autoridade. O futebol tá ficando sem graça…. primeiro proibiram os jogadores comemorarem o gol junto a sua torcida….agora inventam essa palhaçada, a torcida agora só vai comemorar um gol, depois de uns dez minutos…..tudo isso fora a cêra que os jogadores fazem quando estão ganhando os jogos….tem lance que a bola a cinco metros da trave, e o goleiro se machuca. Por isso cada vez menos tem torcedores indo ao jogos… ninguém aguenta !!!!

  2. Aloisio Guimarães

    Imagine a seguinte situação:
    Decisão do brasileirão, Corinthians x Palmeiras, na Arena Corinthians, lotada.
    Corinthians jogando pelo empate.
    Final de jogo, Corinthians perdendo de 1×0…
    O Palmeiras ataca, seu jogador cai na área e o jogo segue porque não foi paralisado. Contra-ataque rápido e o Corinthians faz o gol.
    Timão campeão?
    Que nada! O VAR chama o árbitro, anula o gol e marca pênalti para o Palmeiras, na origem do lance…
    Gol e Palmeiras campeão.
    Confusão geral…

  3. Pedro filho

    É bom deixar claro que é uma opinião de um comentarista de arbitragem, não quer dizer que ele esteja certo.

Comments are closed.