Tite completa três anos na Seleção
   20 de junho de 2019   │     18:00  │  0

Pressão Tite sentiu ao assumir o Guarany de Garibaldi. É uma das frases mais repetidas pelo atual treinador da Seleção quando o assunto é a necessidade de vitórias para seguir no cargo que tanto sonhou alcançar. Há exatos três anos, no dia 20 de junho de 2016, Tite sentava na cadeira da CBF, na sede da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, para comandar a seleção brasileira.

Próximo adversário do Brasil na Copa América, o Peru foi justamente o algoz da Seleção na última edição do torneio, em 2016 – conhecida como Centenário e realizada nos Estados Unidos. Na ocasião, um gol de mão, validado pela arbitragem, determinou não só a vitória simples dos peruanos, como também a eliminação do Brasil ainda na primeira fase da competição.

O resultado foi a gota d’água para a demissão de Dunga do comando da Amarelinha e abriu caminho para o início da Era Tite. Às vésperas de novo encontro com a seleção peruana, agora é ele que está na berlinda. O treinador campeão brasileiro e mundial pelo Corinthians foi apresentado há exatos três anos.

Ele, no entanto, só estreou em setembro, na vitória por 3 a 0 sobre o Equador, pelas Eliminatórias da Copa da Rússia. A seleção olímpica, campeã na Rio 2016, foi comandada por Rogério Micale.

Hoje, aos 58 anos, o treinador já não tem o mesmo respaldo que tinha em 2016, quando assumiu o cargo. Após fazer história no Corinthians, ele era visto como a salvação da seleção brasileira, após os fracassos da Copa do Mundo de 2014 e das Copas Américas de 15 e, principalmente, 16.

Apesar de contestado, os números de Tite no comando da Amarelinha são bastante satisfatórios: em 38 jogos, o treinador acumula apenas duas derrotas – 1 a 0 para Argentina em amistoso disputado em 2017, e a eliminação, por 2 a 1, para a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia.

38 jogos
30 vitórias
6 empates
2 derrotas
Aproveitamento de 84,2%

Blog com GloboEsporte