EUA são favoritos em Copa do Mundo feminina mais competitiva da história
   17 de maio de 2019   │     0:04  │  0

Macaque in the trees
Jogadoras da seleção de futebol feminino dos EUA (Foto: Kelley L Cox-USA TODAY Sports)

A seleção dos Estados Unidos pode ser a favorita para conquistar o título da Copa do Mundo de futebol feminino, mas graças ao desenvolvimento rápido do esporte em todo o mundo as norte-americanas enfrentarão concorrentes mais fortes do que nunca quando o torneio começar na França no dia 7 de junho.

Centenas de milhares de ingressos foram vendidos, e a Fifa está apostando que o futebol feminino dará um grande passo adiante capitalizando um torneio bem-sucedido.

A oitava edição da Copa do Mundo feminina será disputada por 24 times em nove cidades francesas, e as anfitriãs confrontarão a Coreia do Sul no jogo de abertura, no estádio Parc des Princes, em Paris.

As duas melhores seleções de cada um dos seis grupos avançarão para as oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros colocados.

As semifinais e a final acontecerão em Lyon, berço do poderoso Olympique de Lyon, historicamente o time mais exitoso do futebol feminino francês. A final será no dia 7 de julho.

Com uma torcida apaixonada ao seu lado e uma liga nacional forte, a França acredita na vitória, mas Inglaterra, Austrália, Alemanha e Japão também têm esperanças firmes de erguer o troféu.

Embora a França tenha rivais duras no Grupo A, no qual ainda enfrentará Noruega e Nigéria, buscará vitórias incontestáveis para ter a melhor chance de chegar com tranquilidade à segunda fase.

A ex-campeã Noruega não contará com Ada Hegerberg, vencedora da Bola de Ouro que pediu dispensa da seleção após o final da Euro 2017, citando desentendimentos sobre a maneira como o time é administrado.

A bicampeã Alemanha enfrentará China, Espanha e a estreante África do Sul no Grupo B, enquanto Austrália, Itália, Brasil e Jamaica se enfrentatão no Grupo C.

Apesar de sua tradição, o Brasil nunca venceu uma Copa do Mundo de futebol feminino ou uma medalha de ouro olímpica, e esta pode ser a última vez que terá a atacante Marta, que está com 33 anos, em um Mundial.

Não faltarão faíscas no Grupo D, onde uma seleção inglesa forte joga contra escocesas, argentinas e as japonesas campeãs de 2011, enquanto a campeã europeia Holanda encara Canadá, Camarões e Nova Zelândia no Grupo E.

Por Philip O’Connor