Árbitros admitem demora com VAR no Brasil e pedem ‘isolamento’ de jogadores
   24 de abril de 2019   │     0:02  │  0

O grito de gol travado por minutos até que a revisão o anule ou valide, o pênalti apontado que é desmarcado, impedimento ou falta que frustram o torcedor e o momento de alegria ou de alívio mudando de lado. Antes cobrado por dirigentes, técnicos, jogadores e torcedores brasileiros, o VAR mal foi implementado e já é criticado até pelos mesmos que o pediam.

O VAR foi usado oficialmente pela primeira vez no futebol brasileiro na Copa do Brasil 2018, além de estar presente nas fases decisivas da Copa Sul-Americana e a Copa Libertadores. Mas a partir deste ano, até mesmo os campeonatos estaduais fizeram uso do auxílio de vídeo nas finais – assim como o Campeonato Brasileiro.

E o que pensam os árbitros, que ficam expostos com a evidência do erro cometido e podem ser salvos pelo sistema, ou que demoram para tomar decisões devido a ele, ao mesmo tempo em que são pressionados por jogadores e técnicos?

Os árbitros dizem que estão apitando com mais segurança depois que o vídeo foi implementado para o auxílio da arbitragem.

“Acredito que o VAR traz sim uma confiança e uma segurança a mais para a equipe de arbitragem, principalmente nas jogadas mais pontuais e decisivas”, respondeu um dos árbitros.

A proximidade dos jogadores, que abordam o árbitro e questionam sobre a marcação e a jogada enquanto ele está se tentando se comunicar com a equipe de revisão de vídeo na cabine é o que mais desagrada.

Um dos entrevistados sugere que exista uma área isolada com distância dos atletas para que ele possa falar com o árbitro do VAR.

“Só tem uma coisa que me incomoda: é que, durante a avaliação do VAR, os jogadores ficam nos rodeando e nos questionando sobre o lance. Deveríamos ter um espaço ou posição no campo onde deveríamos nos posicionar e os jogadores serem ‘proibidos’ de se aproximar a menos de 10 metros de nós, até que o VAR avalie o lance é nos dê uma posição.”

Blog com UOL Esporte