Após amistosos na Europa, Brasil segue em 3º no ranking da Fifa; Bélgica lidera
   7 de abril de 2019   │     0:04  │  0

A seleção brasileira se manteve na terceira colocação do ranking da Fifa, depois dos amistosos realizados na Europa no mês passado – empate contra o Panamá e vitória sobre a República Checa. Com os mesmos 1.676 pontos da lista passada, o time comandado pelo técnico Tite está atrás somente da Bélgica, que segue na ponta com 1.737, e da França, que tem três pontos a menos.

Belgas e franceses jogaram duas vezes pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2020 e venceram seus compromissos. Assim como a Inglaterra, que ultrapassou a Croácia na atualização do ranking e assumiu a quarta colocação com 1.647 pontos. Os vice-campeões mundiais ficam na quinta posição e são seguidos de perto pelo Uruguai, que ganhou dois amistosos na China e jogou Portugal de Cristiano Ronaldo para o sétimo lugar.

Ingleses e uruguaios foram os únicos a ganharem posições no Top 10 do ranking, que é completado por Suíça (oitava colocada), Espanha (nona) e Dinamarca (10.ª). Logo na sequência aparece a seleção da Argentina, de Lionel Messi, que nos amistosos de março tropeçou contra a Venezuela – 3 a 1, em Madrid – e derrotou Marrocos por 1 a 0.

Dando mostras de recuperação após um 2018 para esquecer – eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia e rebaixamento na Liga das Nações -, a Alemanha galgou três colocações no ranking da Fifa, assumindo o 13.º lugar, após bater a Holanda fora de casa em sua estreia nas Eliminatórias da Eurocopa, além de um empate contra a Sérvia em amistoso.

Os alemães deixaram para trás os próprios holandeses, que caíram do 14.º para o 16.º lugar, e o Chile, que está uma posição acima, em 15.º. A Itália, que venceu duas vezes em março, subiu da 18.ª para a 17.ª colocação, trocando de posição com o México.

A próxima atualização do ranking da Fifa será divulgada no dia 14 de junho, data do início da Copa América no Brasil.

Blog com Jornal do Brasil