Seleção oscila com jovens, mas vê seus “veteranos” travados no ataque pós-Copa
   25 de março de 2019   │     0:04  │  0

Lucas Paquetá comemora seu gol contra o Panamá — Foto: Reuters

Lucas Paquetá comemora seu gol contra o Panamá — (Foto: Reuters)

 

A justificativa de Tite para a oscilação de desempenho da seleção brasileira, que teve atuação bastante fraca no empate por 1 a 1 com o Panamá, são as oportunidades oferecidas a jovens e o decorrente desentrosamento. Mas no setor ofensivo, de números bem inferiores à média nos últimos jogos, são os “veteranos” que têm decepcionado.

Veteranos entre aspas porque entre eles está Gabriel Jesus, 22 anos recém-completados. Ainda jovem, porém com quase três anos de convocações consecutivas, o que dá a ele casca para cobranças em outro nível.

Roberto Firmino e Coutinho, outros remanescentes da Copa do Mundo, também não têm conseguido apresentar o futebol que os colocou no mais alto nível de clubes europeus. Por outro lado, os novatos Richarlison e Paquetá deixaram Portugal mais satisfeitos, individualmente.

O atacante, dessa vez, não marcou, mas seu ímpeto e atitude em meio a uma equipe sem tanto jogo coletivo criaram boas chances para o Brasil, especialmente no segundo tempo, quando ele acertou o travessão e exigiu boa defesa do goleiro Mejía.

Paquetá, por sua vez, fez seu primeiro gol pela Seleção, mas foi substituído por Everton no segundo tempo.

– Ele (Paquetá) estava fazendo função de aberto e tinha a opção do Everton, era uma opção para acelerar o jogo, uma ideia de amplitude – explicou Tite. Em outras palavras, ele queria tentar abrir a linha defensiva de cinco homens do Panamá com um ponta mais rápido.

Em busca do entrosamento no meio-campo, grande responsável pela falta de criatividade e consequente baixa de gols em sua visão, Tite estuda que time mandar a campo nesta terça-feira, contra a República Tcheca. Pelas citações recebidas nas últimas entrevistas coletivas, Allan pode ganhar uma chance no setor, na vaga de Arthur.

A seleção brasileira viajou durante a madrugada para Praga e treinou no início da tarde de domingo (horário de Brasília).

Blog com GloboEsporte