Proposta da Conmebol de Mundial com 14 clubes rivaliza com a Fifa
   25 de fevereiro de 2019   │     0:03  │  0

Reunida no Rio na última quinta-feira, a força-tarefa que discute o futuro do Mundial de Clubes da Fifa não chegou a um consenso sobre o melhor formato para a competição, mas estabeleceu o dia 4 de março como prazo para finalização das propostas a serem enviadas ao Conselho da entidade. A reunião que votará o projeto será em Miami, em 15 de março.

Nesse contexto, Conmebol rivaliza com a ideia da Fifa. E nisso entram não só o número de participantes, mas também a periodicidade da competição.

Por parte da entidade sul-americana, o ideal é que o Mundial ocorra anualmente, em dezembro. A Fifa defende algo de quatro em quatro anos, em junho.

Pela Conmebol, o número de participantes tem que ser 14, com três vagas para europeus, três para sul-americanos, duas para África, Ásia e América Central/Norte, além da unitária para a Oceania e outra para o país anfitrião.

A Fifa quer 24 times, sendo oito europeus e cinco sul-americanos. Na força-tarefa, há uma discussão sobre a viabilidade de implementação das mudanças para o Mundial já em 2021. Até porque seria necessário ajustar os calendários das respectivas confederações para alocar um evento desse porte.

A discussão até 4 de março é justamente para levar ao Conselho algo que seja viável diante desse cenário. A UEFA entende que é possível realizar um Mundial com 14 participantes em um futuro mais próximo, mas, justamente sob o argumento do calendário, faz força para as mudanças só se concretizem em 2025.

Blog com EXTRA