Fim do mistério: 73 peças perdidas da Calçada da Fama são recuperadas e voltarão ao estádio
   16 de fevereiro de 2019   │     0:01  │  0

   Peças da Calçada da Fama do Maracanã que estavam guardadas em salas — Foto: Reprodução/TV Peças da Calçada da Fama do Maracanã, divulgadas como desaparecidas, foram encontrados em salas do Maracanãzinho (Foto: Reprodução/TV0)

 

O mistério chegou ao fim. Sumidos desde a reforma do Maracanã, 73 itens da Calçada da Fama do estádio voltarão, enfim, a ser exibidos para os torcedores e visitantes do estádio. Para encontrá-los, nem foi preciso ir muito longe: todos já estavam dentro do complexo esportivo, espalhados por salas administrativas do Maracanãzinho. O mais difícil foi ter acesso ao acervo.

Após mais de dois anos de espera, a concessionária que administra o Maracanã conseguiu, em janeiro, com apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do estado, abrir as salas do ginásio para, enfim, procurar as peças. O material estava lá, espalhado em seis salas do segundo andar, guardadas sem o cuidado necessário: havia peças em sacos de lixo, algumas alocadas até em banheiros, e moldes de gesso embalados sem segurança.

– Essa não é a condição recomendável. Qualquer choque, qualquer impacto poderia ter se perdido alguma peça, poderia ter se quebrado. Por não estarem bem embaladas e por não estarem bem organizadas, talvez ficasse mais difícil identificá-las – afirmou a museóloga Daniele Torres, responsável pelo trabalho de garimpar as peças do acervo do estádio em meio a materiais diversos armazenados nas salas.

Atualmente, duas novas peças, as primeiras produzidas pela Concessionária Maracanã, se juntam a esse material: as marcas dos pés da craque Marta e das mãos do goleiro Julio César. Outras duas estão em processo de finalização, do atacante Tulio e do ídolo mundial Ronaldinho Gaúcho.

Nova Calçada da Fama será inaugurada até abril

Agora, com as antigas peças recuperadas, começa uma corrida contra o tempo para que elas voltem ao devido lugar. Para marcar o retorno das homenagens, o Maracanã prepara uma nova Calçada da Fama, maior e com nova apresentação visual, que será inaugurada até abril.

Nesta primeira etapa, 48 jogadores homenageados no passado estarão novamente em exposição. Outras 21 peças ainda precisam de restauração, e serão incorporadas à visitação até a Copa América, que será realizada no Brasil e que terá a final no Maracanã, dia 7 de julho.

Apenas quatro peças estão em condições mais difíceis, e deverão ser reproduzidas até o fim do ano – o estádio possui moldes das marcas originais. O orçamento previsto para o trabalho de recuperação das peças e remodelação da Calçada da Fama é de aproximadamente R$ 200 mil, valor que será pago pela Concessionária Maracanã.

Blog com GloboEsporte