Ex-goleiro Gordon Banks, autor da ‘defesa do século’ contra Pelé, morre aos 81 anos
   13 de fevereiro de 2019   │     0:01  │  0

Gordan Banks e Pelé
O goleiro Gordan Banks e o Rei Pelé (Foto: David Bebber / REUTERS)

 

Morreu, na manhã de ontem um dos goleiros mais célebres da história. Gordon Banks, autor da “defesa do século” contra Pelé, no Mundial de 1970, tinha 81 anos e lutava contra um câncer.

“Da família de Gordon Banks: é com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu tranquilamente durante a noite. Estamos devastados por perdê-lo, mas temos muitas memórias felizes e não poderíamos estar mais orgulhosos dele”, diz um comunicado publicado pelo Stoke City nas redes sociais.

Ídolo do clube inglês e campeão mundial com a Inglaterra em 1966, Banks povoa o imaginário brasileiro por uma cena que aconteceu quatro anos depois: na Copa do México, ele parou uma cabeçada de Pelé de maneira magistral. Este lance passou a ser considerado “a defesa do século”.

Na Copa do Mundo de 1966, ele jogou todas as partidas da campanha que terminou com a conquista do campeonato, vencendo a Alemanha Ocidental por 4 x 2, em Wembley, na Inglaterra. Banks ganhou a Copa da Liga Inglesa pelo Stoke City e pelo Leicester antes de se aposentar, em 1973. Ele foi escolhido goleiro do ano seis vezes pela Fifa.

Nascido na cidade de Sheffield, Banks iniciou sua carreira no Chesterfield, antes de se transferir para o Leicester, em 1959. Foi vestindo a camisa das “Raposas” que se estabeleceu como o número 1 da Inglaterra, vencendo seu primeiro campeonato internacional, em 1963, contra a Escócia.

Gordon Banks morreu aos 81 anos
O goleiro Gordon Banks morreu aos 81 anos (Foto: MAXIM SHEMETOV / REUTERS)

 

Blog com EXTRA