Confira no Brasileiro da Série B: Quem sobe? Quem cai?
   19 de novembro de 2018   │     0:05  │  3

Com o acesso de dois times ao Brasileirão 2019 e o rebaixamento de mais um clube para a Série C em jogo, a Série B do Campeonato Brasileiro se encaminha para a 38º e última rodada da competição, marcada para o próximo fim de semana. Os duelos que completaram a penúltima rodada confirmaram o retorno do Goiás à elite e ajudaram a aumentar algumas indefinições da segundona.

O retorno do Esmeraldino aconteceu no jogo que fechou a rodada. O time do Centro-Oeste fez 3 a 1 no Oeste, em Barueri, e chegou aos 60 pontos. De quebra, o Goiás ainda acabou com as chances do rival Atlético-GO.

Com uma vitória heroica sobre o CSA em Alagoas, o Avaí não só evitou o acesso do rival, como ficou muito perto de retornar à elite. O time de Florianópolis só depende das próprias forças para subir, mas fará um duelo direto pelo acesso contra a Ponte Preta, em casa. O time alagoano sobe também com uma vitória simples diante do Juventude, no Alfredo Jaconi, na rodada final.

O última rodada da Série B promete muitas emoções a Avaí (60 pontos), Ponte Preta (59) e CSA (59). Esses três times representando três regiões diferentes do Brasil disputam duas vagas na elite.

Quem é que sobe?

A situação mais confortável é a do time catarinense, que joga em casa pelo empate contra a Macaca, num duelo direto pelo acesso na Ressacada. Para o time alagoano, uma vitória simples basta graças ao confronto direto de Florianópolis. O CSA pega o já rebaixado Juventude, em Caxias do Sul.

O que já está definido?

O título do Fortaleza e os rebaixamentos de Boa Esporte, Sampaio Corrêa e Juventude já estavam sacramentados desde a última rodada. O acesso do Goiás só veio no fim da 37ª rodada. Além desses times, alguns garantiram a permanência na divisão.

São os casos de Atlético-GO, Vila Nova, Londrina e Guarani, que lutaram pelo acesso, mas ficaram pelo caminho, e de Coritiba, Brasil de Pelotas e São Bento (que tem uma chance mínima de queda, precisaria ser goleado e todos abaixo vencerem, além de um empate entre Figueirense e CRB), que permaneceram por um bom tempo nas posições baixas ou intermediárias.

Esses times já estão garantidos na Série B do ano que vem e podem pensar nos estaduais de 2019. Contando com o grupo que subiu da Série C – Operário-PR, Cuiabá, Botafogo-SP e Bragantino –, e o Paraná, que caiu da Série A, já são 12 clubes certos na próxima edição da segundona.

Boa Esporte, Sampaio Corrêa e Juventude já estavam cumprindo tabela desde a 36ª rodada e se despedem da Série B no próximo fim de semana. Uma vaga no Z-4 ainda está em aberto e será preenchida por Paysandu, CRB, Oeste, Criciúma ou Figueirense.

Entre os times que estão na parte de baixo da tabela também há um confronto direto, entre Figueirense (46), o 13º, e CRB (45), 14º, no estádio Rei Pelé. Quem vencer já se garante na Série B, mas um empate basta ao Figueira.

O Oeste tem 45 pontos e, em teoria, a missão menos difícil, já que enfrenta o lanterna Boa Esporte, em Varginha. Com 44 pontos, no 16º posto, está o Criciúma, que empatou com o Vila Nova e pega o Sampaio Corrêa, no Heriberto Hülse.

Dentro da degola, mesmo com três vitórias consecutivas na conta, o Paysandu é quem está na situação mais complicada. É o único que não depende somente do próprio resultado na última rodada para escapar. O Papão enfrenta o Vila Nova, na Curuzu.

Veja quais são os jogos da 38ª rodada da Série B

23/11 – 19h30 Coritiba x Fortaleza – Couto Pereira

24/11 – 17h

Guarani x Londrina – Brinco de Ouro da Princesa
São Bento x Vila Nova – Walter Ribeiro
Boa Esporte x Oeste – Municipal de Varginha**
Juventude x CSA – Alfredo Jaconi*
Avaí x Ponte Preta – Ressacada*
Criciúma x Sampaio Corrêa – Heriberto Hülse**
Goiás x Brasil – Serra Dourada*
CRB x Figueirense – Rei Pelé**
Paysandu x Atlético-GO – Curuzu**

*Com acesso em jogo
**Luta contra o rebaixamento

Blog com Globoesporte

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Santos

    O extra-campo vai existir no jogo do CSA contra o Juventude. Jogar contra Federação Paulista e Catarinense e arbitragem só um milagre. O CSA só se classifica se comprar o Juventude e acho difícil o CSA conseguir reverter a situação. Sem esquecer que a sorte (fator que ajudou em muitos jogos durante a competição) abandonou o CSA nessa reta final da Série B.

  2. Tony

    A última rodada da Série B será decisiva para CSA e CRB. Ambos com chances de sucesso e o bom que dependem exclusivamente de si próprio.

    O CSA tem 56,5% de chances de conquistar o acesso a Série A. Joga contra o Juventude, em Caxias-RS e tem 40,5% de possibilidade de vitória, vencendo estará na Série A 2019 e empatando, vai precisar de vitória de Avaí ou Ponte Preta, se Ponte Preta X Avaí empatar, adeus Série A para o CSA.

    O CRB tem apenas 3,5% de rebaixamento, mas joga em Maceió contra o Figueirense e tem 47,4% de vitória. Se Paysandu empatar ou perder para o Atlético-GO, CRB mesmo perdendo continuará na Série B 2019.

    O extra-campo será forte na última rodada, com interesses fortes de times importantes no cenário esportivo brasileiro, o que me preocupa bastante.

  3. Gedson santos

    Erivaldo Maia dando show em comentar a situação do campeonato série b. Explicando em detalhes até pra aqueles q entende pouco de footbol…

Comments are closed.