Fluminense reconhece dificuldade em honrar compromissos e não consegue estipular data para pagar ao elenco
   19 de novembro de 2018   │     0:01  │  0

Paulo Angioni falou sobre a crise financeira do Fluminense
Paulo Angioni falou sobre a crise financeira do Fluminense (Foto: Mailson Santana/FluminenseFC)

 

Sem perspectiva. É como os jogadores do Fluminense estão em relação ao pagamento dos salários e direitos de imagem atrasados. Apesar da cobrança no vestiário logo após a derrota para o Palmeiras, o clube não fez nenhuma sinalização. Existe uma nova expectativa para o início da próxima semana. Mas o diretor de futebol Paulo Angioni já avisou que não se trata de uma promessa.

— O Fluminense tem uma pendência de dois meses de salários e de quatro a cinco meses de imagem. Estamos esperando, tentando uma solução o mais rapidamente possível. Em duas situações dissemos que havia uma possibilidade de prazo. Mas que, em função da burocracia da ação que está sendo realizada, não se cumpriu — disse o dirigente: — Isso provavelmente foi a causa da abordagem. Havia uma perspectiva. E virou uma data certa para eles. Se misturou um pouco.

O Fluminense busca algumas receitas que tem para receber. Uma delas envolve os 10% a que tem direito no lucro do Watford-ING com a venda de Richarlison para o Everton, também da Inglaterra. O valor total é de cerca de R$ 17 milhões. A quantia foi dividida em parcelas e uma delas já foi paga.

— A ansiedade é normal, a cobrança é legítima. Não posso afirmar com toda a certeza, mas acredito que ainda não recebemos todo o dinheiro da venda do Richarlison — afirmou Angioni, lembrando haver outras possibilidades de receita: — Estamos trabalhando em algumas frentes além do Richarlison. Esse dinheiro só não é suficiente para fechar o ano zerado.

A insatisfação é grande no elenco. Para tentar minimizar o desgaste dos atrasos, o Fluminense pagou aos jogadores, no início do mês, a premiação pela classificação à semifinal da Sul-Americana. Um valor pequeno (R$ 800 mil) se comparado ao total:

— Não foi cobrança calorosa, foi uma abordagem, ouvi, respeitei e continuo respeitando. Não posso criar um monstro em cima disso. Há um atraso e a solicitação de pagamento, a chateação normal. Fiz com que a direção também entendesse.

Crise ameaça elenco para 2019

A crise financeira ameaça a montagem do elenco tricolor para 2019. As renovações com os atletas cujos contratos terminam em dezembro estão paradas. E, diante da dificuldade do clube em conseguir manter seus compromissos em dia, elas podem não se concretizar.

— Não tenho nenhuma situação concreta. Mas já conversei algumas vezes com os empresários e estou tentando equacionar. Gum, Júlio César, Gilberto… Marcos Junior é direto com o presidente. Rodolfo também é comigo. Estamos tratando dentro das dificuldades financeiras do clube. Temos a intenção de manter. Tanto que iniciamos as conversas — disse Angioni.

O Fluminense ainda corre o risco de perder Richard. Paulo Angioni confirmou o interesse do Corinthians, mas não deu maiores detalhes sobre a negociação:

— Tudo muito parado.