CBF quer amistoso contra europeus, mas tem que esperar para negociar
   29 de outubro de 2018   │     0:02  │  0

Tite convocou a Seleção Brasileira nesta sexta
Tite convocou a Seleção Brasileira para mais dois amistosos nas datas Fifa (Foto: Pedro Martins / Agência O Globo)

 

A confirmação de Camarões como adversário da seleção brasileira a menos de 24h antes do anúncio da lista de convocados para o amistoso em questão expôs de vez a dificuldade da CBF em marcar amistosos neste período pós-Copa do Mundo. Se demorou para assegurar um adversário africano, marcar jogo contra um desejado adversário europeu ganha status de missão quase impossível. A meta agora passa a ser a data Fifa de março. No entanto, ainda não dá para projetar adversários ou sequer iniciar negociações com as federações nacionais do velho continente.

A Nations League é o motivo das lamentações recentes. A competição entre europeus ocupou as datas anteriormente livres para amistosos. A cada rodada, só um terço dos filiados à Uefa fica de folga. Em março, haverá o início das Eliminatórias para a Eurocopa. Ou seja, mais dificuldades a caminho. Será necessário aguardar o sorteio para ver quem estará de folga. Mesmo assim, pode ser que os adversários livres não interessem à seleção brasileira e vice-versa.

– Nossa estratégia é no pós-sorteio já estar em contato com as equipes sem datas, para que possamos pegar a seleção mais difícil possível. Pode vagar data de seleções de nosso interesse. Vale destacar que ser do nosso interesse não significa ser do interesse do adversário. Temos nossa estratégia, sabemos contra quem é bom jogar. Só que os outros também pensam. Nosso pensamento é jogar com as seleções mais difíceis – disse o coordenador Edu Gaspar.

Desde a Rússia, o Brasil completará seis amistosos, sendo dois contra seleções da Concacaf (Estados Unidos e El Salvador), dois sul-americanos (Argentina e Uruguai), um asiático (Arábia Saudita) e um africano (Camarões).

– A gente não pode desprezar o grau de dificuldade que tem de enfrentar Argentina, EUA, Uruguai, Arábia Saudita. A gente quer, sim, europeu, mas não vamos desconsiderar que vamos enfrentar Cavani e Suárez, que foram eliminados na Copa por uma circunstância – ponderou o técnico Tite.

Blog com EXTRA