Quem é o próximo? Flamengo põe multas de 50 milhões de euros, mas saídas expõem fragilidade
   23 de outubro de 2018   │     0:04  │  0

Léo Duarte ganha de Ibañez pelo alto e marca o segundo do Flamengo sobre o Fluminense: zagueiro valorizado no clube — Foto: André Durão

Léo Duarte, (43), ganha de Ibañez pelo alto e marca o segundo do Flamengo sobre o Fluminense: zagueiro valorizado no clube  (Foto: André Durão)

É possível prevenir saídas de grandes talentos do futebol brasileiro para o exterior? A pergunta é feita há anos no futebol brasileiro e a resposta é simples: não. A última – e frequente – vítima no futebol é o clube de maior arrecadação no país – se em 2017 fechou as receitas em quase R$ 650 milhões, este ano o Flamengo, com a venda de Lucas Paquetá, mesmo com o parcelamento, vai fechar a conta mais uma vez com meio bilhão de reais contabilizados num ano.

Paquetá ainda tinha mais dois anos de contrato pela frente e o Flamengo não resistiu à primeira investida forte do exterior. Em coletiva, o presidente do clube Eduardo Bandeira de Mello afirmou, sem esconder a fragilidade mesmo num clube que diminui dívidas e aumenta arrecadação:

– Ainda é impossível competir com os grandes da Europa.

Os motivos para essa incapacidade de reter atletas aqui são variados e não mudam de clube a clube. Jogar fora hoje significa ter mais chances na seleção brasileira, jogar grandes ligas, (evidentemente) viver na Europa, aumentar o salário, receber em outra moeda, ter contato com outras culturas, levar outra vida a familiares…

Se o Flamengo sofre agora com a perda de Paquetá, outro clube brasileiro deve ver uma das principais atrações bater asas já já. Em Porto Alegre, por exemplo, a renovação de Everton já foi vista como a última alternativa do Grêmio para ganhar mais dinheiro na inevitável negociação – que deve girar em torno de 30 milhões de euros na janela europeia do fim do ano – valor da antiga multa contratual do jogador. Na renovação, a indenização contratual dobrou.

Multa de Cuéllar é mais alta: 70 milhões de euros.

O Flamengo fez movimento parecido em jogador que desperta cada dia mais as atenções pela sequência de jogos no futebol brasileiro. Léo Duarte, titular absoluto do time de Mauricio Barbieri e de Dorival Junior, tem multa padrão no Flamengo: 50 milhões de euros. O clube o procurou para estender o vínculo, aumentar o salário e a multa.

– No Flamengo este ano ninguém mais entra e ninguém sai. Que nem na gafieira – brincou o presidente Bandeira.

Este ano, realmente, Léo está garantido no Flamengo. Mas o assédio cresce. Zagueiro, tradicionalmente, não sai por valores muito elevados. Em 2007, o São Paulo vendeu Breno ao Bayern de Munique por 12 milhões de euros. Até hoje a maior transação de defensor na história do futebol brasileiro. Uma oferta desse nível para Léo Duarte já tornaria difícil o papel do Flamengo em manter o zagueiro no clube para a temporada de 2019.

Novos contratos em 2018:

– Lincoln – assinou 29/3/18 – Vínculo até 15/1/22 – multa exterior: 50 milhões de euros;

– Reinier – assinou 29/1/18 – Vínculo até 31/12/20 (primeiro contrato profissional do atleta de 16 anos) – multa exterior: 50 milhões de euros;

– Matheus Thuler – assinou 30/7/18 – Vínculo até 14/7/23 – multa exterior: 50 milhões de euros;

– Cuéllar – assinou 15/6/18 – Vínculo até 30/5/22 – multa exterior: 70 milhões de euros;

– Léo Duarte – assinou 17/9/18 – Vínculo até 31/12/22 – multa exterior: 50 milhões de euros.

Blog com Globoesporte