Primeiro brasileiro a jogar com Messi no Barcelona anuncia aposentadoria aos 37 anos
   17 de outubro de 2018   │     0:01  │  0

Tiago Calvano atuou por três temporadas no Minnesota United, da MLS — Foto: Divulgação/Minnesota United

Tiago Calvano atuou por três temporadas no Minnesota United, da MLS (Foto: Divulgação/Minnesota United)

Ao longo da carreira, Lionel Messi atuou ao lado de diversos brasileiros: Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Daniel Alves… Mas o primeiro brasileiro a jogar ao lado do craque argentino não é lá um nome conhecido por aqui. Ele se chama Tiago Calvano, que construiu a carreira em seis países no exterior e que agora, aos 37 anos de idade, anuncia a aposentadoria dos gramados.

Tiago Calvano e Messi estrearam juntos com a camisa do time principal do Barcelona em um confronto amistoso diante do Porto, em Portugal, que marcou a inauguração do Estádio do Dragão, no dia 16 de novembro de 2003. Com 16 anos na época, o argentino entrou em campos aos 29 minutos do segundo tempo na derrota por 2 a 0 – Calvano entrou aos 36 minutos da etapa final.

Após atuar nesta temporada pelo Penn FC, dos Estados Unidos, o zagueiro brasileiro confirmou a aposentadoria nesta segunda-feira e comunicou a decisão pelas redes sociais.
– Literalmente pendurei as chuteiras. Depois de longos 18 anos como profissional tomei essa difícil decisão. Por mais que meu corpo pedisse, pois as dores eram muitas, nunca é fácil abrir mão de algo que você ama – disse.

Nascido no Rio de Janeiro, Tiago Calvano começou a carreira nas categorias de base do Botafogo em 1997. Em janeiro de 2003, assinou com o tradicional Perugia, da Itália, ao lado de nomes como Fábio Grosso (campeão mundial pela Itália em 2006), Zé Maria (ex-jogador da seleção brasileira) e Sebastiano Rossi (ex-goleiro ídolo do Milan).

Naquele mesmo ano, se transferiu para o Barcelona, onde permaneceu até 2005. Atuou grande parte do tempo ao lado de Messi no time B, acompanhou o crescimento do astro argentino, e acabou deixando o clube após realizar apenas quatro jogos amistosos pela equipe de cima.

Blog com Globoesporte