Calendário da CBF de 2019 mantém conflito entre seleção e clubes
   13 de outubro de 2018   │     0:04  │  0

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já divulgou o calendário do futebol brasileiro para 2019 com uma má notícia para os clubes do país: as datas Fifa seguirão atrapalhando as equipes em meio às disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Ao todo, o calendário tem dez datas destinadas aos amistosos entre seleções. Oito delas serão jogadas durante as principais competições nacionais. Duas dessas inclusive estão previstas para setembro, entre os jogos de ida e volta da final da Copa do Brasil.

As duas primeiras datas destinadas às seleções, em março, invadem os estaduais. As duas últimas, em novembro, terminam três dias antes da decisão da Copa Libertadores, que no ano que vem será decidida num sábado, 23 de novembro, em jogo único.

Além disso, 2019 também terá a edição da Copa América realizada no Brasil. O torneio será disputado de 14 de junho a 7 de julho. Nesse período, não haverá jogos das competições nacionais de clubes.

A pré-temporada começa para as equipes já no dia 2 de janeiro e terá duração de apenas 18 dias. No dia 20 começam os estaduais, com 18 datas previstas para as federações organizarem os torneios.

Outras mudanças anunciadas pela entidade são o fim das partidas às 21h45, com horário máximo de 21h30 para início dos jogos de meio de semana, e a antecipação da final da próxima Copa do Brasil.

Blog com FOLHA DE SÃO PAULO