Brasileirão não poderá começar após as 21h30, diz CBF
   7 de outubro de 2018   │     0:01  │  0

A CBF atendeu pedidos de jogadores e clubes e estabeleceu mudanças para o calendário do futebol brasileiro em 2019. Na nova agenda a entidade definiu alterações nas datas do Campeonato Brasileiro Séries A e B, adiantamento das finais da Copa do Brasil e cravou o horário de 21h30 como limite para início dos jogos noturnos para todas as competições.

O calendário do próximo ano começa no dia 2 de janeiro, com a abertura da pré-temporada, que terá 18 dias, quatro dias a mais que em 2018. Em seguida, será dada a largada dos campeonatos estaduais, que continuam com 18 datas para a realização das partidas entre 20 de janeiro e 21 de abril, respeitando a qualificação técnica obtida neste ano e os contratos vigentes.

As disputas da primeira divisão começam no dia 28 de abril e vão até 8 de dezembro. Já na Série B, os confrontos serão realizados entre 27 de abril e 30 de novembro. Para não coincidir com as rodadas finais da Série A e dos torneios continentais, a Copa do Brasil terá período de intervalo reduzido entre as partidas de ida e volta das quartas de final, semifinais e finais. Desta forma, a competição terá início no dia 6 de fevereiro, com finais nos dias 4 e 11 de setembro, e não vai haver conflito com a definição dos campeões brasileiros e das copas Libertadores e Sul-Americana, que serão conhecidos em novembro e dezembro.

Apesar de uma melhoria na organização do calendário do futebol nacional, as datas serão novamente impactadas por um torneio internacional. Assim como aconteceu em 2018 com o Mundial da Rússia, as principais competições brasileiras terão uma pausa no período de disputa da Copa América, que será realizada no país entre 14 de junho e 7 de julho.

Na elaboração do calendário nacional, a CBF procura relacionar as datas disponíveis estabelecidas a partir de contratos existentes, da agenda do futebol mundial e da legislação vigente.

“Um dos grandes desafios da CBF é aprimorar o calendário, distribuir melhor as competições durante o ano e oferecer aos torcedores dias e horários de jogos cada vez melhores. Fizemos um movimento nesta direção e vamos avançar mais em 2020”, avalia o Diretor Executivo de Gestão e presidente eleito da CBF para o próximo quadriênio, Rogério Caboclo.

Blog com Terra Esportes