Flamengo espera por ‘toque de midas’ de Dorival Jr, que só se concretizou uma vez
   4 de outubro de 2018   │     0:04  │  0

Dorival Junior: missão de curto prazo no Flamengo
Dorival Junior: missão de curto prazo no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

 

Dorival Júnior tem uma missão com prazo de validade no Flamengo: 12 jogos. O técnico sabe que precisa fazer com que a equipe dê uma resposta imediata em vários aspectos para que o objetivo de ser campeão brasileiro seja alcançado. Os trabalhos recentes do treinador mostram que a fórmula de apostar em Dorival como “bombeiro” gera uma interrogação.

Tanto no Palmeiras, em 2014, quanto no São Paulo, em 2017, o sprint dos times nos primeiros 12 jogos do Brasileirão com Dorival não foi tão animador. O que pode deixar o torcedor rubro-negro mais otimista é que o técnico conseguiu um hiato nessa tendência no Santos, quando assumiu em 2015.

Com os palmeirenses, Dorival conseguiu 50% de aproveitamento dos pontos nas 12 partidas iniciais. No São Paulo, a taxa de pontos conquistados caiu para 44,4%. No Santos, por outro lado, a chegada do técnico gerou a conquista de 75% dos pontos em disputa nos 12 jogos iniciais. O que há em comum é que em todos os casos,o objetivo maior de fugir do rebaixamento foi alcançado.

O aproveitamento geral do Flamengo no Brasileiro é de 60,5%. Se conseguir imprimir o mesmo ritmo de pontuação que o Santos no início do trabalho, o cenário de briga pelo título é real. Mas se o filme de Palmeiras e São Paulo se repetir, até a participação direta na fase de grupos da Libertadores estará sob risco. O Rubro-Negro atualmente está fora do G4, em quinto lugar.

De supetão, Dorival já deu a largada na missão com o Flamengo. O começo foi com empate diante do Bahia, mas o atenuante é que ele nem sequer tinha comandado um treino. Ele está trabalhando com otimismo no Ninho do Urubu. Um reencontro com os rubro-negros depois de quase seis anos desde a demissão, no começo da gestão Bandeira. Do elenco atual, só o goleiro César — titular contra o Bahia por causa da lesão de Diego Alves — foi comandado pelo técnico no clube. Coube a Dorival dar palavras de incentivo e trabalhar movimentação ofensiva.

Sábado, contra o Corinthians, em São Paulo, já se espera um toque dele no time.

Blog com EXTRA