Ex-presidente da Conmebol é condenado a nove anos de prisão
   29 de agosto de 2018   │     23:17  │  0

O paraguaio Juan Ángel Napout, ex-presidente da Conmebol e ex-vice-presidente da Fifa, foi condenado nesta quarta-feira em Nova York a nova anos de prisão por aceitar milhões de dólares em propinas em troca de contratos de televisão e marketing de torneios sul-americanos.

Napout, 60 anos, tinha “uma personalidade oculta, um lado oculto”, e “perpetuava a noção de que era uma boa pessoa ao mesmo tempo em que recebeu 3,3 milhões de dólares em propinas até ser preso e aceitou receber outros 20 milhões mais” em subornos, afirmou a juíza Pamela Chen ao anunciar a sentença.

A procuradoria americana pediu uma sentença mínima de 20 anos de prisão para Napout, que em 22 de dezembro do ano passado foi declarado culpado por formação de uma organização criminosa e de fraude financeira na Copa América e na Copa Libertadores, após sete semanas de julgamento na corte federal do Brooklyn.

“Você não pode roubar milhões em propinas das organizações e não ser punido”, declarou Chen. É preciso passar uma mensagem de que “há consequências reais, que você irá à cadeia e que não receberá apenas um tapinha no ombro”.

A juíza decidiu também que Napout terá que devolver 3,37 milhões de dólares -o dinheiro que recebeu em propinas entre 2010 e 2015, segundo a procuradoria- e pagar uma multa no valor de um milhão de dólares.

Blog com Jornal do Brasil