O paredão de 1,96m: conheça Hugo, goleiro do Fla recém-convocado por Tite
   20 de agosto de 2018   │     0:04  │  0

Hugo tem apenas 19 anos (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O promissor goleiro Hugo tem apenas 19 anos, com chances de fazer uma carreira brilhante (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)  

A lista de Tite para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador reservou uma surpresa e tanto. Entre os 24 convocados da seleção brasileira, lá estava Hugo, até então desconhecido goleiro da base do Flamengo.

– Quero agradecer a Deus em primeiro lugar, e em especial à minha família, que é minha base e está sempre ao meu lado em todos os momentos e ao Flamengo, instituição que tem um peso gigantesco na minha vida. A todos os preparadores que trabalharam comigo e, principalmente, ao Noval, que desde a minha chegada, aos dez anos de idade, me criou dentro do clube como um filho, sempre me orientando e estando ao meu lado em todos os momentos – disse Hugo, de 19 anos.

DNA rubro-negro

Nascido e criado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o Garoto do Ninho Hugo de Souza Nogueira chegou ao Flamengo em março de 2009, ainda aos dez anos de idade, para atuar na categoria Pré-Mirim, no futsal. Se destacou rapidamente no clube e, no fim daquele ano, já migrava para o futebol de campo.

É “papa-título” que fala?

Ao longo de nove anos de Flamengo, foram dezenas de títulos. Entre os principais, estão o bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Junior (2016 e 2018), a Copa Brasil-Japão Sub-15 (2014), os Estaduais Sub-17 (2016), e Sub-20 (2018). Em 2017 não foi campeão, mas entrou para a seleção da competição. No Torneio de Dossena (Itália), na atual temporada, além do título internacional foi eleito também o melhor goleiro da competição.

Com a amarelinha

Hugo Souza tem no currículo sete convocações para a Seleção Brasileira Sub-20. Em 2017, inclusive, disputou o tradicional Torneio de Toulon, na França. Em 2018, esteve em três convocações da categoria.

Preparando o terreno

A presença do jovem na lista foi explicada por Tite como sendo “preparação para uma situação futura”. Hugo nasceu em ano ímpar (1999), o que fez com que não tivesse a chance de jogar muitos torneios internacionais nas divisões de base.

Enfim, sua convocação valeu demais, pois confirmou o trabalho sério da Base do Flamengo, estrutura modelar no atual futebol brasileiro.

Blog e Globoesporte