Volante nascido na Bélgica foi convocado hoje por Tite
   17 de agosto de 2018   │     17:23  │  0

A convocação para a seleção brasileira de um jogador que não nasceu no Brasil pode soar estranho, mas não é novidade. Nesta sexta-feira, Tite chamou Andreas Pereira para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador em setembro. Filho de brasileiros, o volante do Manchester United nasceu em Duffel, na Bélgica, e se junta a um seleto grupo de outros três jogadores “estrangeiros” que defenderam a equipe principal do Brasil na história.

O atacante Sidney Pullen, nascido na Inglaterra; o goleiro Casemiro do Amaral, nascido em Portugal; e o meia Francisco Police, nascido na Itália, são os atletas em questão. Todos eles defenderam a seleção brasileiro nos primeiros anos do século XX. A última partida oficial do Brasil com um jogador não nascido no país em campo foi em janeiro de 1918. Há mais de 100 anos, portanto.

Embora o regulamento da Fifa diga que o jogador não pode ser convocado por uma seleção somente a partir do momento em que dispute uma partida oficial por outra, o caso de Andreas foi diferente. Ele defendeu as seleções de base da Bélgica. Mas em 2015, pouco antes do Mundial Sub-20, enviou uma carta para a Fifa pedindo para vestir a camisa do Brasil – fez gol na final, inclusive. Essa mudança, de acordo com consulta da CBF, só pode ser feita uma vez.

– Fizemos todas as consultas junto à Fifa. Na verdade, o Andreas hoje só pode ser convocado para a seleção brasileira. Ele não pode mais ser chamado pela Bélgica desde que optou pela Seleção e sinalizou isso à Fifa – explicou Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF.

Blog com Globoesporte