Valorizados, jogadores brasileiros invadem o Campeonato Inglês
   13 de agosto de 2018   │     0:04  │  0

No Campeonato Inglês, a principal liga nacional do mundo, o jogador brasileiro é produto cobiçado e muito valorizado. Iniciado no último fim de semana, o torneio teve alguns dos principais clubes postulantes ao título investindo nos últimos dias na chegada de nomes do País para tentar evitar o bicampeonato do Manchester City.

São 19 jogadores brasileiros em um torneio que se torna cada vez mais mundial ao apostar em grandes estrelas, em um cenário bem diferente ao dos primeiros anos da Era Premier League, iniciada em 1992. “Os clubes passaram a contar com um funcionário para cuidar dos jogadores estrangeiros”, revelou, em entrevista ao Estado, Juninho Paulista, apenas o segundo jogador brasileiro a atuar na Inglaterra, tendo sido contratado no fim de 1995 pelo Middlesbrough – o primeiro foi o atacante Mirandinha, que deixou o Palmeiras em 1987 e foi vendido para o Newcastle.

Juninho, como ele diz, “puxou o trem” para a chegada de mais brasileiros ao Campeonato Inglês. “Na minha época já havia organização impressionante, estádios cheios e gramados impecáveis, mesmo no inverno. O que mudou foi que o jogo se tornou menos físico com a abertura para a chegada dos estrangeiros”, relembrou.

Fechada na quinta-feira, a janela para contratações dos participantes do Inglês movimentou 1,2 bilhão de libras (cerca de R$ 5,8 bilhões), sendo que uma parcela significativa desses gastos envolveu brasileiros, bastando lembrar que três dos quatro maiores campeões nacionais – Manchester United, Liverpool e Everton – investiram na chegada de brasileiros.

Blog com Jornal do Brasil