Aposta para a próxima Copa, Pedro alia faro de gol e técnica pelo Fluminense
   13 de agosto de 2018   │     0:03  │  0

Sinuca é passatempo de Pedro na nova casa, no Receio
Sinuca é passatempo de Pedro na nova casa, no Receio (Foto: Brenno Carvalho)

 

Pedro ainda não se adaptou totalmente ao sucesso no Fluminense. Nem mesmo sua mudança para o Recreio (Zona Oeste do Rio), onde vive parte do elenco, está completa. A casa com piscina e mesa de sinuca, comprada recentemente, passa por uma reforma justamente no gramado, habitat natural do atacante. Mas Pedro é, ele mesmo, um projeto em construção. E que tem sido erguido com solidez impressionante: pouco mais de um ano após chegar aos profissionais, herdou de Henrique Dourado a vaga no time e de Fred, a camisa 9.

— Fred era um espelho. Acompanhei de perto os treinos dele, um cara muito bom dentro e fora de campo. Cheguei a jogar videogame na casa dele — lembra o atacante, que ainda troca mensagens com o ídolo nas redes sociais.

Se apresenta o mesmo faro de gol do jogador do Cruzeiro, Pedro exibe outros atributos, como a vocação para ler o jogo.

— Ele tem uma capacidade técnica que muitos jogadores de meio-campo não têm. Se você fizer uma análise dos passes, das viradas de jogo, das assistências para gol… é anormal — enumera o ex-técnico tricolor Abel Braga.

Talento é, claro, muito importante. Mas os dez gols que dão a Pedro o status de artilheiro do Brasileiro são fruto de muito trabalho. Várias foram as vezes em que a comissão técnica precisou “expulsá-lo” do CT para que não exagerasse nos treinos de finalização.

— Hoje em dia, está difícil ser centroavante, porque muitos não querem jogar de costas para o gol — explica.

Início similar ao de Gabriel Jesus

É nessa escassez do mercado que o atacante encontra um forte aliado na busca por uma vaga na Copa do Qatar, em 2022. Pedro já tem sido observado pelo técnico Tite, que pode convocá-lo para os amistosos de setembro, contra El Salvador e Estados Unidos.

— Arrisco que ele não só vai jogar a Copa como vai ser titular. Apesar do ótimo jogador que é o Gabriel Jesus, ele (Pedro) vai crescer muito também — aposta Abel Braga.

O atual dono da camisa 9 da seleção tem a mesma idade de Pedro: 21. E, em sua ascensão no Palmeiras, conservou a mesma média de gols. Jesus balançou a rede 28 vezes em 83 partidas no Verdão; Pedro tem 25 em 74 no Tricolor: uma vez a cada três jogos.

Seu desempenho foi suficiente para que veículos da imprensa europeia o colocassem na mira de cinco clubes: Porto, Sevilla, Borussia Dortmund, Lyon e Bordeaux. Este já teve inclusive uma proposta recusada pelo Fluminense. Embora admita a chance de ir embora, Pedro prefere ainda não pensar no adeus:

— Jogar na Europa é um sonho, mas meu foco agora é só no Fluminense. Estamos na Sul-Americana, em que cada jogo é uma final. Se Deus quiser, vamos ganhar esse título pelo Fluminense.

Blog com EXTRA