Quarenta e cinco casos de assédio sexual foram registrados durante a Copa
   18 de julho de 2018   │     0:01  │  0

Torcedor tenta beijar repórter Julia Guimarães, da TV Globo, durante uma transmissão ao vivo (Foto: Twitter/Reprodução)

Quarenta e cinco casos de assédio sexual foram registrados oficialmente até agora durante o período de disputa da Copa do Mundo, que começou no dia 14 de junho e foi encerrada no último domingo, em Moscou. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira pela entidade Fare, aliada da Fifa no controle de questões de discriminação no Mundial.

Piara Power, diretor da Fare, diz que os casos foram identificados desde o início do Mundial, incluindo cerca de quinze deles envolvendo jornalistas que foram alvo de assédios enquanto trabalhavam nas ruas das cidades russas e em estádios. “Esses são os números oficiais. Talvez o número real seja dez vezes maior”, disse Power, referindo-se aos casos não registrados pelas vítimas.

Federico Addiechi, diretor de Diversidade da Fifa, destacou os casos de sexismo, em que torcedores passaram a ser impedidos de entrar nos estádios. Ele salienta que, ainda que sérios, o número de ocorrências desse tipo de incidente foi pequeno diante do 1,5 milhão de torcedores, dos quais 700.000 vieram do exterior, do Mundial. Para ele, o que ocorreu na Rússia não é uma novidade em relação ao que foi visto há quatro anos, na Copa de 2014.

Na Rússia, o Ministério do Interior abriu um inquérito formal contra os brasileiros que, nos primeiros dias da Copa do Mundo, constrangeram uma mulher em Moscou, em vídeo que difundiram pela internet.

Blog com Placar