Primeira-ministra britânica boicota, mas presidente croata é sensação na Copa
   11 de julho de 2018   │     13:03  │  0

A presidente da Kolinda Grabar-Kitarovic (E) entrega camisa do seu país para a primeira-ministra da britânica, Theresa May
A presidente da Kolinda Grabar-Kitarovic (E) entrega camisa do seu país para a primeira-ministra da britânica, Theresa May (Foto: HANDOUT / AFP)

 

Duas mulheres estão no comando de Inglaterra e Croácia, países que estarão em lados opostos na segunda semifinal da Copa do Mundo, nesta quarta-feira, às 15h (de Brasília), em Moscou. Assim como as duas seleções apresentaram modelos de jogo distintos, a primeira-ministra britânica Theresa May e a presidente croata Kolinda Grabar-Kitarovic tiveram abordagens opostas no torneio deste ano, disputado na Rússia.

May e a família real britânica não viajaram à Rússia para nenhum jogo da surpreendente campanha da Inglaterra nesta Copa. O boicote não veio de surpresa: foi anunciado antes do Mundial pelo governo britânico, por conta da tensa relação diplomática com a Rússia atualmente. Os dois países tiveram atritos no Conselho de Segurança da ONU em abril, a dois meses da Copa, por conta da decisão britânica de apoiar um bombardeio na Síria.

A relação já tinha azedado em março, quando o ex-espião russo Sergei Skripal foi alvo de envenenamento em Salisbury, na Inglaterra. Autoridades russas e inglesas trocaram acusações e tentaram jogar a responsabilidade para o outro lado. Na época, May expulsou mais de 20 diplomatas russos da Inglaterra e convocou aliados na Europa Ocidental a fazerem o mesmo. A Rússia, em retaliação, expulsou quase 60 diplomatas de mais de 20 países. Com a relação desgastada, nenhuma autoridade de alto escalão britânica visitou as partidas da Inglaterra, assistidas apenas pelo embaixador Laurie Bristow e, na primeira fase, pela vice-chefe de missão Lindsay Skoll.

Já a presidente croata fez o contrário. Kolinda Grabar-Kitarovic não só foi a todas as partidas da Croácia nesta Copa, como também viu a maioria de arquibancada, junto com torcedores comuns. Mais do que isso: segundo a imprensa croata, Kolinda tirou alguns dias de licença não remunerada, pagou a passagem do próprio bolso e viajou à Rússia de classe econômica. Em imagens que circularam pelas redes sociais, a chefe de Estado croata aparece na arquibancada dos estádios durante os jogos, vestindo o uniforme quadriculado da seleção.

Blog com EXTRA