Russos celebram presença da seleção entre as oito melhores da Copa, e técnico já faz planos para 2022
   10 de julho de 2018   │     0:01  │  0

A festa dos russos

A festa dos russos (Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo)

Moscou – O povo russo é reconhecido pelo orgulho com que trata suas conquistas. A conquista do espaço, a vitória na Segunda Guerra Mundial e até a vodca estão entre elas. Agora, um novo elemento foi acrescentado na extensa lista: o futebol.

Com um uníssono “spasibo” (obrigado, em russo) milhares de pessoas receberam os jogadores da seleção na tarde de ontem, um dia após a eliminação para a Croácia, na Fan Fest de Moscou. Prova máxima de que estar entre os oito melhores no Mundial já faz parte da história da Rússia.

– Foi tão incrível. Infelizmente a história acabou ali. Mas espero que façamos uma nova história em breve – disse Dennis Alexandrovich, que deixou o bigode nos últimos jogos, dentro da corrente feita entre os torcedores. – É o símbolo do Cherchesov (o técnico Stanislav).

A animação russa é bem diferente dos costumes latinos. Nada de hits ou zoeiras com adversários históricos. Eles preferem palavras fortes, de ordem. Além do obrigado, o “Molodsty”, puxado pelo apresentador no palco da Fan Fest, resume bem o sentimento da nação: eles fizeram um bom trabalho.

No palco, os jogadores deixaram claro que o sucesso foi uma via de mão dupla. O apoio da torcida fez a diferença. Cada um ali queria expressar isso. Na faixa, que todos seguraram, estava dado o recado: “Jogamos por vocês”.

– Daqui a quatro anos nós faremos melhor no Qatar. Mas sem vocês será difícil. Portanto: todos para lá – ordenou o técnico Stanislav Cherchesov.

Festa curta

A festa com os jogadores não durou muito. Mas todos deixaram a Fan Fest com uma certeza: a Rússia não será mais a mesma depois da Copa.

Não apenas por causa do feito em campo. Dzyuba, um dos mais festejados pela torcida, afirmou que a Copa serviu para provar “que somos uma pátria do futebol”.

– A Copa teve uma organização incrível. Foi uma oportunidade para a Rússia se abrir para o mundo, para os russos terem contato com outras pessoas. Isso vai ser importante para o futuro – acredita Ekaterina Kakurina, que, como todos ficaram tristes pela eliminação, mas já passou. – Estamos todos muito orgulhosos.

Blog com EXTRA