Na Rússia, presidente eleito da CBF tenta recuperar prestígio com cartolas
   13 de junho de 2018   │     0:04  │  0

Rogério Caboclo será chefe de delegação da seleção brasileira na Copa
Rogério Caboclo será chefe de delegação da seleção brasileira na Copa (Foto: Mauro Pimentel/AFP)

 

Rogério Caboclo, presidente eleito da CBF e chefe de delegação da seleção brasileira na Copa do Mundo, vai aproveitar o Mundial para tentar se cacifar na Fifa.

Desde que José Maria Marin foi preso em maio de 2015, acusado de receber propina, cartolas brasileiros são rejeitados no cenário internacional.

Herdeiro político de Marco Polo del Nero, banido também por corrupção pela Fifa em abril, Caboclo terá uma vida agitada na Rússia.

Ele irá a Sochi, cidade que abrigará a concentração do Brasil. Mas também percorrerá Moscou e as cidades que vão receber os jogos da seleção. A primeira partida será em Rostov-do-Don, no dia 17.

Já o primeiro encontro oficial com os cartolas da Fifa será exatamente hoje (13), quando a entidade realizará o seu congresso na capital russa.

Em Moscou, Caboclo também terá reuniões privadas com os integrantes do alto escalão da Fifa.

O paraguaio Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), será um dos aliados do brasileiro na Rússia. Dominguez é próximo de Gianni Infantino, presidente da Fifa.

Quando o suíço visitou o Paraguai no mês passado, Dominguez anuciou a ele que a eleição de Caboclo representaria uma nova fase do futebol do continente após os escândalos de corrupção.

Até então, o cargo de chefe de delegação era ocupado por um dirigente de clube, que cumpria papel protocolar. Desta vez, Caboclo quer dar mais importância ao posto.

Braço direito de Del Nero desde os tempos da Federação Paulista de Futebol, Caboclo fez campanha nos bastidores para comandar a CBF, sem se expor.

Até ser escolhido por Del Nero, o dirigente era criticado pela maioria dos cartolas, que o acusavam de ser duro nas negociações para liberar verbas.

Após ganhar o apoio do seu tutor, foi acolhido pela maioria. Só não teve os votos de Flamengo e Corinthians.

Blog com FOLHA DE SÃO PAULO