13 campeões, seis brasileiros e seis argentinos: as oitavas da Liberta
   26 de maio de 2018   │     0:03  │  0

Veja os classificados e o posicionamento para definição de mando até o fim da Libertadores

Veja os classificados e o posicionamento para definição de mando até o fim da Libertadores

 

De um lado, Palmeiras, Grêmio, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Libertad (PAR), River Plate (ARG) e Atlético Nacional (COL) avançaram às oitavas de final da Copa Libertadores nas primeiras posições de seus grupos. Do outro, Flamengo, Racing (ARG), Boca Juniors (ARG), Independiente (ARG), Atlético Tucumán (ARG), Estduiantes (ARG), Cerro Porteño (PAR) e Colo-Colo (CHI) passaram em segundo. Um sorteio na Conmebol (primeiros x segundos) irá definir o chaveamento da próxima fase de uma Copa que terá 13 campeões entre os 16 classificados. Apenas Tucumán, Cerro e Libertad nunca ganharam o torneio.

Dos quatro maiores campeões da Libertadores, três estão nas oitavas: Independiente, sete títulos, Boca, seis, e Estudiantes, quatro – só o Peñarol (URU), com cinco, está fora. Todos os classificados em 2018 somam 35 títulos continentais. Grêmio, atual campeão, e Santos, são os maiores vencedores brasileiros, com três cada. Veja um balanço da fase de grupos da competição:

O melhor e o pior
O Palmeiras terminou a fase com a melhor campanha geral, com 16 pontos no Grupo 8. O Verdão venceu seus quatro jogos contra Alianza Lima (PER) e Júnior Barranquilla (COL), bateu o Boca Juniors na Bombonera e só não venceu uma partida: diante dos argentinos, no Allianz Parque (empate em 1 a 1). Isso dá ao Verdão o direito de decidir todos os mata-matas em casa até uma eventual final – a pontuação das próximas fases não se acumula. Pior segundo colocado com oito pontos e saldo zero, o Colo-Colo é o pior classificado: irá sempre decidir fora de casa em qualquer cruzamento.

Os invictos
Além do Palmeiras, Grêmio, Flamengo e River Plate são os únicos invictos da Libertadores. O Tricolor tem a segunda melhor campanha geral, com 14 pontos. O River fez 12, enquanto que o Fla, no mesmo grupo, ficou com dez. O melhor ataque
Classificado em primeiro lugar de seu grupo, com 11 pontos, o Cruzeiro tem o melhor ataque da competição: 15 gols em seis partidas, à frente do Palmeiras (14) e do Grêmio (13).

A melhor defesa
O Grêmio tem a defesa menos vazada da Libertadores: sofreu apenas dois gols. Palmeiras e River Plate levaram três gols cada na fase de grupos.

O sorteio
A definição dos jogos das oitavas de final acontece em sorteio a ser realizado no dia 4 de junho, às 20h, na sede da Conmebol. Os primeiros ficarão em um pote e os segundos colocados no outro. O sorteio já define todo o chaveamento até a final da Libertadores. Jogará sempre a segunda partida em casa a equipe de melhor posição na fase de grupos – elas serão numeradas de 1 a 8, pela ordem de pontos, entre os oito primeiros e de 9 a 16 para o segundos. O Palmeiras é o 1, enquanto que o 16 é o Colo-Colo. As oitavas começam em agosto.

Blog com Terra Esportes