Zagueiro é urgência no Fla, mas reforço só deve vir após a Copa
   22 de maio de 2018   │     0:04  │  0

   Rhodolfo voltou ao time após quase dois meses (Foto: Gilvan de Souza/GloboEsporte.com)
Rhodolfo voltou ao time após quase dois meses (Foto: Gilvan de Souza/GloboEsporte.com)

 

Juan, 39 anos. Nas últimas semanas foi desfalque por dores nas costas e, agora, por dores musculares na coxa direita. Réver, 33, já ficou de combate por um mês em março – lesão no tornozelo direito – e fica fora por tempo indeterminado para tratar de luxação na clavícula, que sofreu no primeiro tempo contra o Vasco. Fechando o trio, Rhodolfo, 31, que voltou no empate por 1 a 1 no Maracanã depois de quase dois meses parado – a última partida havia sido dia 28 de março, ainda no Carioca, e acabou expulso no último sábado.

Simples análise no setor defensivo evidencia a necessidade do Flamengo em buscar zagueiro para o restante da temporada. A avaliação não é de hoje, e foi perseguida anteriormente ainda na gestão Rodrigo Caetano, mas, o que era para ser missão “para ontem”, vai esperar um pouco. Com ofertas e análise de mercado, o investimento que o Flamengo – agora sob comando do diretor Carlos Noval, na pasta de Ricardo Lomba – vai fazer deve mesmo vir de fora do país.

O problema é que qualquer reforço vindo de fora só pode entrar em campo a partir de 16 de julho, quando reabre a janela para transferências de jogadores que vêm do futebol do exterior. A primeira rodada no pós-Copa do Mundo é dia 18 de julho, contra o São Paulo, no Maracanã.

Dois ou três reforços

Sem Réver e Juan, além de Rhodolfo suspenso – expulso contra o Vasco -, o Flamengo hoje tem apenas Léo Duarte e Thuler para jogar contra o Atlético-MG, no próximo sábado, em Belo Horizonte. Contra o River Plate, no Monumental, Duarte vai jogar ao lado de Rhodolfo.

A direção do futebol deve recorrer aos zagueiros sub-20 para completarem o banco no próximo fim de semana. Campeão da Copinha e Estadual neste domingo, Matheus Dantas, que fez alguns treinos no profissional, deve ser um dos escolhidos por Barbieri e sua comissão técnica.

O Rubro-Negro evita falar em posições e nomes. Mas, além de um defensor, o clube vai atrás de um lateral, um atacante de lado de campo – para suprir a saída de Everton e a possível ida de Vinicius para o Real Madri – e um centroavante, já que perdeu Paolo Guerrero, suspenso novamente pela Corte Arbitral do Esporte. O Centro de Inteligência em Mercado coleta dados e mapeia diversos jogadores para levar até Noval e os dirigentes do clube.

Diversos jogadores estrangeiros já foram oferecidos por empresários, mas o Rubro-Negro tinha ideia de repatriar brasileiros. Isto porque tinha cinco jogadores de fora do país – Cuéllar, Trauco, Berrío, Marlos Moreno e Guerrero – até a suspensão do peruano. Sem Guerrero, existe a chance de um dos jogadores contratados ser estrangeiro.

O atleta Réver realizou exames, que constataram uma luxação clavicular, com lesões ligamentares, sem fratura. Foi medicado, imobilizado, já foi reavaliado iniciando a fisioterapia no CT.

Blog com Globoesporte