Grupo de eurodeputados pede boicote diplomático da Copa da Rússia
   26 de abril de 2018   │     0:03  │  0

Sessenta deputados europeus pediram aos governos dos países da União Europeia (UE) que sigam os passos da Islândia e do Reino Unido, que decidiram não enviar nenhum representante oficial à Rússia para a Copa do Mundo.

“O mundo olha para a Europa nestes momentos difíceis. Nossos governos não deveriam reforçar o caminho autoritário e antiocidental do presidente russo, Vladimir Putin”, afirma a carta assinada pelo grupo e divulgada pela eurodeputada ecologista Rebecca Harms.

Para os parlamentares, em grande parte da bancada Verde ou eurodeputados poloneses do Partido Popular Europeu (PPE, direita), a UE deve “boicotar a Copa do Mundo na Rússia e erguer sua voz a favor da proteção dos direitos humanos, os valores democráticos e a paz”.

A decisão de Londres e Reykjavik de um boicote diplomático durante o Mundial (14 de junho a 15 de julho) foi anunciada após o ataque com um agente neurotóxico contra um ex-espião russo na Inglaterra, envenenamento que o governo britânico atribui a Moscou.

Os eurodeputados afirmam que o ataque é “o último capítulo da zombaria de Vladimir Putin aos valores europeus”, que se une a seu papel como aliado do regime sírio de Bashar al-Assad e dos separatistas pró-Moscou na Ucrânia, assim como as “campanhas de desinformação” russas.

Blog com Jornal do Brasil