Menos da metade dos estádios da Copa foram inaugurados
   20 de abril de 2018   │     0:03  │  0

Estádio de Rostov, que receberá o primeiro jogo do Brasil na Copa
Estádio de Rostov vai receber o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo (Foto:Serguei Pivovarov/Reuters)

 

Faltando menos de cem dias do Mundial da Rússia, mais da metade dos estádios do torneio ainda não foram inaugurados. Todos os 12 estádios da Copa só deverão estar abertos a partir de 28 de abril, a menos de dois meses do início da competição, em 14 de junho.

A promessa inicial das autoridades do país era de que todas as arenas fossem concluídas em dezembro de 2017, o que não aconteceu. O último estádio a abrir as portas deverá ser o de Samara.

A inauguração da arena está marcada para o duelo entre o time local, o Krilia Sovetov, contra o Fakel. A partida é válida pela segunda divisão do Campeonato Russo. Até 11 de maio, a arena ainda receberá mais dois jogos-testes.

Além do estádio de Samara, faltam ser abertas outras seis arenas: as de Iekaterinburgo, Kaliningrado, Nijni-Novgorod, Rostov-do-Don, Saransk e Volgogrado.

Todas elas receberão três jogos-testes, com a capacidade sendo aumentada de forma gradativa para que eventuais problemas sejam corrigidos entre um e outro.

O estádio de Rostov, que receberá o primeiro jogo do Brasil na Copa —em 17 de junho, contra a Suíça— será inaugurado em 15 de abril, com jogo do Campeonato Russo entre Rostov e SKA-Khabarovsk.

Na sexta-feira (2), a Folha esteve no local durante vistoria da Fifa e verificou que toda a parte da infraestrutura interna está pronta. O gramado, que ficou coberto nos últimos meses por causa da neve, recebia banho de luz.

Colin Smith, diretor de competições da Fifa, afirmou que, apesar dos atrasos, a situação dos estádios russos não é preocupante. Segundo ele, todas as arenas estão em fase final de preparação. Ainda assim, o dirigente destacou que os jogos-testes serão importantes para avaliar o funcionamento das arenas.

Cinco estádios da Copa já foram inaugurados. Esse é o caso da Arena Spartak, em Moscou, e dos estádios de Sochi, Kazan e São Petersburgo, todos utilizados na Copa das Confederações. O estádio Lujniki, também na capital russa, foi aberto em amistoso da seleção local contra a Argentina, em novembro de 2017.

Blog com FOLHA DE SÃO PAULO