Juiz interrompe intervalo de partida e chama jogadores de volta ao campo para pênalti
   19 de abril de 2018   │     0:02  │  0

Juiz consulta árbitro de vídeo para definir pênalti

Juiz consulta árbitro de vídeo para definir pênalti (Foto: Reprodução / Youtube)

Durante a partida entre Mainz e Freiburg pelo Campeonato Alemão, na última segunda-feira, o árbitro mandou os times voltarem do vestiário no intervalo para cobrarem uma penalidade marcada pelo árbitro assistente de vídeo.

“É muito estranho. Já estávamos sentados no vestiário, não conseguia acreditar”, disse o goleiro do Freiburg, Alexander Schwolow.

O árbitro Guido Winkmann marcou toque de mão na área do Freiburg durante o intervalo, graças ao aviso do centro de assistente de vídeo de Colonia, depois de não assinalar a penalidade em um primeiro momento.

“No momento não vi a mão, mas depois de ver as imagens… definitivamente tinha uma mão. É algo pouco habitual e compreendo o descontentamento do clube”, disse Winkmann. “O apito para o intervalo interrompe o jogo. A decisão não poderia ter sido possível depois do apito final”, acrescentou o colegiado, após retirar os jogadores do vestiário para cobrarem a penalidade.

O responsável do sistema VAR (sigla em inglês de video assistant referee ou árbitro assistente de vídeo), Lutz Michael Froelich, indicou à Eurosport que “ninguém quer ver estas cenas. Não é uma boa publicidade, mas neste caso específico não se podia fazer outra coisa”.

Até o técnico do Mainz, Sandro Schwarz, admitiu que o tempo da sinalização não foi certo, mas qualificou a decisão de “absolutamente correta” após ver as imagens novamente.

Na cobrança do pênalti em questão, o atacante argentino Pablo De Blasis converteu a penalidade aos 52 minutos do primeiro tempo. Aos 33 minutos da segunda etapa, o Mainz fechou o jogo em 2 a 0.

O Campeonato Alemão testa o VAR nesta temporada. O recurso foi aprovado para ser utilizado na Copa do Mundo da Rússia.

Blog com O DIA