Dirigentes de clubes paraibanos são suspeitos de pagar propina a árbitros
   17 de abril de 2018   │     0:04  │  0

Resultado de imagem para Escândalo na federação paraibana de Futebol

Polícia investiga manipulação de resultados no campeonato estadual de futebol. Até presidente da Comissão de Arbitragem local estava envolvido.

O campeonato paraibano de futebol deste ano, que terminou no domingo (8), está sob suspeita. A polícia investiga um grande esquema de manipulação de resultados em diversas partidas da série A.

Dirigentes de clubes são suspeitos de pagar propina para árbitros e bandeirinhas, para garantir a vitória nos jogos. Segundo a polícia, até o presidente da Comissão de Arbitragem do estado estava envolvido na fraude revelada pela Operação Cartola.

Há uma semana, o Botafogo-PB vencia o Campinense no Almeidão e conquistava o título do Campeonato Paraibano de 2018. Mas, no dia seguinte, o escândalo estourou no futebol do estado: a Polícia Civil anunciou que existem provas de compra de resultados em vários jogos deste campeonato e que dirigentes de clubes, árbitros e a comissão de arbitragem participaram desse esquema de manipulação.

Em entrevista ao repórter Maurício Ferraz, do Fantástico, o delegado Lucas Sá, da Delegacia de Falsificação e Defraudação – que está à frente das investigações -, revelou três jogos que estão sob suspeita na edição deste ano do estadual. O restante segue sob sigilo para não atrapalhar o trabalho da polícia.

A Polícia Civil encabeça as investigações ao lado do Ministério Público e através do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). Quem trabalha ao lado do delegado Lucas Sá é o também delegado Marco Paulo Vilela, da Superintendência da Polícia Civil na Região Metropolitana de João Pessoa. É ele quem explica o motivo de a operação ter sido deflagrada só agora, mesmo as investigações tendo sido iniciadas há seis meses.

– Como estratégia investigativa, deixamos o campeonato terminar. Se aproximando da final do campeonato, essas manipulações de resultados ficariam mais atrativas para esse grupo criminoso.

Segundo os delegados, a investigação começou depois que cinco árbitros resolveram denunciar tudo à Polícia e ao Ministério Público. Dois deles gravaram com a equipe do Fantástico, mas, como são testemunhas, não mostraram seus rostos e vão ter suas identidades preservadas.

Blog com Globoesporte