Agência antidoping pede dois anos de suspensão para Guerrero
   21 de março de 2018   │     23:23  │  0

   Atacante do Flamengo e da seleção peruana está suspenso do futebol até o dia 3 de maio (Foto: Ivan Raupp)
Atacante do Flamengo e da seleção peruana está suspenso do futebol até o dia 3 de maio (Foto: Ivan Raupp)

 

De volta aos treinos do Flamengo, Guerrero ainda tem obstáculos para voltar aos gramados. Em apelação entregue à Corte Arbitral do Esporte (CAS) no fim de fevereiro, a Agência Mundial Antidoping pediu aumento da pena ao jogador.

Ao invés de um ano, prazo de punição na suspensão original – posteriormente caiu para seis meses no Comitê de Apelação da Fifa -, a Wada (sigla em inglês) quer dois anos de afastamento do atacante peruano.

O recurso da Wada será apreciado pelo CAS junto à defesa de Paolo Guerrero, que também entrou com nova apelação na Corte Arbitral do Esporte.

Ainda não há data para o julgamento, mas a equipe de defesa do jogador do Flamengo e da seleção peruana pressiona pela celeridade da audiência com cartas, ligações e até pedidos de audiência em Lausanne, na sede do CAS na Suíça. Após a audiência, o resultado ainda pode demorar alguns dias.

Apesar da apelação da Wada, cobrando rigor das autoridades desportivas na Suíça, a defesa do atacante peruano – que conta com o espanhol Juan de Dios Crespo na equipe de advogados – segue confiante na absolvição do atacante.

Os advogados do atacante veem no pedido pela pena de dois anos entendimento da Wada que o doping não foi intencional – nestes casos, com metabólico da cocaína em exames de atletas, o pedido é pela suspensão máxima. Ou seja, quatro anos fora das atividades esportivas.

Contratado pelo Flamengo no meio de 2015, Guerrero tem 108 jogos pelo time da Gávea, com 42 gols – média de 0,38 por partida. Em 2017, ano de melhor marca na carreira, fez 20 gols (10 no Carioca, seis no Brasileiro, dois na Libertadores e dois na Copa do Brasil) em 44 jogos – média de 0,45 gol/jogo.

Blog com Globoesporte